Glossário

INDICADOR DE CONFIANÇA Resultado da diferença entre respostas positivas e negativas de um inquérito realizado mensalmente pelo INE.

ÍNDICE DE VOLUME DE NEGÓCIOS DO COMÉRCIO A RETALHO Mede as variações do volume de negócios num determinado período de tempo. O volume de negócios do comércio a retalho compreende o valor total da faturação, com exclusão do IVA, da revenda a retalho.

ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR Mede a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Portugal.

INDICADOR COINCIDENTE PARA A ATIVIDADE ECONÓMICA O indicador coincidente para a atividade económica é um indicador compósito que procura refletir a trajetória subjacente da variação homóloga deste agregado macroeconómico, sintetizando num único indicador um conjunto de informação mais vasto e que por vezes apresenta desenvolvimentos contraditórios.

INDICADOR DE SENTIMENTO ECONÓMICO O indicador de sentimento económico é um indicador compósito formado por cinco indicadores de confiança sectoriais com diferentes pesos: indicador de confiança na indústria, nos serviços, nos consumidores, na construção e no comércio a retalho. É calculado como um índice com valor médio de 100

PERSPETIVAS SOBRE A ATIVDADE NOS PRÓXIMOS 3 MESES Diferença entre a percentagem de respostas de valoração positiva (“aumentou”, “melhorou muito”, “superior ao normal”, “boa”, “sim, de certeza absoluta”, etc.) e as de valoração negativa (“diminuiu”, “piorou um pouco”, “muito desfavorável”, “provavelmente não”, etc.). Não se consideram nestes cálculos a percentagem de respostas neutras (“talvez”,”manteve”, etc.) e, “não sabe”.