5 dicas para as marcas lidarem com os preços da inflação

Recentemente, houve uma inflação dos custos a dois dígitos, causando aumentos maciços dos preços em toda a indústria FMCG.

Estes custos mais elevados obrigaram a indústria FMCG a aumentar os preços para níveis não registados em mais de 20 anos. As principais empresas da FMCG reavaliaram , com carácter de urgência, as suas capacidades de preços e promoção e estão a investir na implementação de uma estratégia de preços eficaz.

Fonte: NielsenIQ

Desafios da inflação de preços para as marcas

A NielsenIQ estabeleceu uma parceria com líderes mundiais para ajudar na adaptação aos novos tempos, com capacidades avançadas que permitem às empresas de FMCG sobreviver à atual turbulência e prosperar no futuro. Este tópico foi abordado no nosso recente webinar, “Como aterrar aumentos de preços durante tempos turbulentos.”

Descobrimos que a inflação dos custos de entrada é impulsionada por perturbações massivas na cadeia de abastecimento global, causando aumentos sem precedentes nos custos de transporte (+300% YoY), um aumento dos preços das matérias-primas (+33% YoY), e aumentos nos custos energéticos (+20% YoY) simultaneamente com um aumento da procura global à medida que o mundo se ajusta a uma economia pós-Covid. 

Mesmo durante o Covid-19, quando os volumes aumentaram muito, a única alavanca que fez maior diferença na margem foi o preço. Dito de forma diferente, o preço é a alavanca mais crítica, com impacto nos resultados comerciais, acima dos custos fixos, variáveis ou mesmo das vendas em volume. Com efeito, uma melhoria de 1% no preço equivale a uma melhoria de 11% nas margens.

O poder de preços é uma clara medição do capital próprio da marca, mas é também um claro indicador da saúde da empresa. A capacidade de construir uma gestão de preços é fundamental para o sucesso a longo prazo.

É por isso que, mesmo que as empresas líderes compreendam a importância da contribuição para o lucro na gestão da estratégia de fixação de preços proactiva, continua a ser difícil de implementar, ainda mais no seio de uma empresa matricial. Criar espaço para o crescimento futuro é o resultado de estabelecer e identificar um campo de jogo de preços e promoção, desenvolvendo estruturas de preços centradas no comprador para manter a rentabilidade e, finalmente, construir um plano inovador para a mistura de produtos.

5 facilitadores críticos para alavancar uma estratégia de preços

  1. Identificar oportunidades de preços

Desde o início da Covid-19, os níveis dos preços mudaram drasticamente à medida que a economia e os preços premium registaram um crescimento na maioria das categorias e países.

As empresas que identificam estes espaços de procura emergente, dentro e fora das categorias onde competem, podem compreender, precisamente, onde têm oportunidades para reposicionar os preços de forma eficaz.

  1. Desenvolver uma estratégia de preços ao nível do item

A definição de uma estratégia de preços ao nível dos produtos, informada pelos modelos de preços ao nível da loja granular, é uma forma eficiente de medir o valor exato que as empresas criam no mercado, através da fixação de novos preços.

  1. Ações de preços competitivas “jogo de guerra”

Compreender, muito rapidamente, diferentes cenários de “jogos de guerra” (aumento/diminuição de preços, apoio promocional) e antecipar reações quando forem detetadas ameaças competitivas.

Isto leva a uma compreensão clara das principais alavancas comerciais, que demostra as ações e respostas dos concorrentes a uma estratégia definida.

 

  1. Ativar um plano de valorização dos preços a curto prazo

Os líderes ativam um plano de valorização preços líquidos com vista completa dos cutos e proveitos da marca e do retalhista. Gerir as alterações brutas para os preços líquidos com uma lente de categoria permite uma história de venda de retalhistas, eficaz, que justifique os aumentos de preços e como planeamos executar esses aumentos de preços com um saldo de preço diário e intensidade de promoção.

  1. Utilizar a inovação a longo prazo para uma estratégia de preço premium

Este último ponto está relacionado com o anterior: quando se trata da sua narrativa de “preço”, coloque a inovação no centro da história. Apoie a sua história de criação de valor a longo prazo, destacando o plano de inovação, e todos os investimentos de marketing e comércio implementados, para impulsionar o tráfego e criar espaço para o crescimento da categoria. O seu pipeline de inovação deve detalhar como novas marcas, formatos e embalagens vão responder às novas necessidade do consumidor, comandando assim uma a estratégia de preços premium.

 

O que vem a seguir para combater os preços da inflação?

Nestes tempos sensíveis, com a pandemia Covid-19 e os seus efeitos na turbulência económica, a sensibilidade dos preços no consumidor sobe, enquanto as elasticidades dos preços mudam em função da categoria e da necessidade.

Uma estratégia de preços eficiente é fundamental para ter uma abordagem mais ampla em tempos turbulentos. Analisar as necessidades e as reações do mercado, bem como dos clientes, leva a planos de preços mais claros a longo prazo. Isto adiciona força a um negócio e a um envolvimento mais profundo com os consumidores, permitindo que uma empresa domine a liderança no mercado.

Artigo original disponível em: https://nielseniq.com/global/en/insights/commentary/2021/five-tips-for-brands-to-handle-inflation-pricing/