Argentina: implementação de GS1 Datamatrix em unidoses na farmácia hospitalar gera eficiência

A adoção de GS1 Datamatrix em unidoses na farmácia hospitalar, incluindo GTIN, lote e data de validade, é solução geradora de eficiência em contexto hospitalar, no Instituto Argentino de Diagnóstico e Tratamento, em Buenos Aires, na Argentina.

Este foi um dos casos de estudo apresentados em sessão dedicada à implementação de standards no setor da saúde, realizada no âmbito da 3rd HealthCare Online Summit, no passado dia 17 de outubro.

Segundo Guadalupe Fernández Porto, Head of Pharmacy do Instituto Argentino de Diagnóstico e Tratamento, em Buenos Aires, na Argentina, que apresentou a sua experiência, a adoção de Datamatrix em unidoses pela farmácia hospitalar abrangeu a embalagem individual de 40 000 unidades / mês de medicamentos sólidos e 65 000 unidades / mês de ampolas, estando em curso a ampliação do projeto a dispositivos médicos, o que implica o contacto com os fornecedores com vista à identificação de dispositivos que já utilizem standards GS1.

A codificação de unidoses regista, como destacou, vários benefícios, nomeadamente, a leitura de dados no momento de administração, junto ao doente, em enfermaria ou no momento do ato cirúrgico, uma vez que toda a informação relativa aos dispositivos médicos está no sistema. Para além disso, permite também uma correta gestão de stocks, uma vez que, especialmente durante a pandemia, a leitura da codificação permitiu uma gestão de stocks em tempo real, uma mais rigorosa gestão de encomendas, enviando ruturas. Por fim, este novo sistema garante uma melhor gestão dos prazos de validade, uma vez que identifica os medicamentos que se aproximem do limite do prazo de validade, sem necessidade de leitura de todos os produtos disponíveis na farmácia.