GS1 Portugal apresenta Bilhete de Identidade para produtos como garantia de segurança e visibilidade

A 7.ª Edição do Seminário de Saúde da GS1 Portugal contou com a apresentação pela Diretora de Qualidade, Compliance e Formação da organização, Raquel Abrantes, de duas soluções complementares que visam a garantia da confiança na informação de produto disponibilizada pelos fabricantes: Verified by GS1 e Global Data Model.

Estes dois modelos normalizados de gestão de dados permitem a partilha de um Bilhete de Identidade do produto que o identifica de forma única com informação de qualidade, uniformizada, assente em atributos globalmente definidos e harmonizados.

Como destacou Raquel Abrantes, a partilha global de uma identidade válida de produtos garante a confiança e eficiência das cadeias de valor. Em termos práticos, Verified by GS1 permite, entre outras valências, a correção dos catálogos de produtos, simplifica o processo de listagem, melhora a informação disponibilizada sobre o produto, permite combinar dados de produto de múltiplas fontes, contribui para a automatização e para o combate à falsificação.

Raquel Abrantes salientou ainda que em 47 países em que o projeto teve início, 119 milhões de GTIN – Global Trade Item Numbers foram identificados. Como acrescentou, o lançamento pela GS1 Portugal vem reforçar o ecossistema de soluções digitais disponibilizado pela organização e que visa a entrada e saída de informação única, unívoca e global.

Neste contexto, a outra solução apresentada por aquela responsável, o Global Data Model virá harmonizar dados ao longo de toda a cadeia de valor, garantindo a fluidez da experiência omnicanal e a sincronização de dados tanto global como local.

A GS1 Portugal está de momento a proceder à apresentação destas duas soluções complementares ao mercado.