GS1 Portugal marca presença na 9ª Reunião Anual PortFIR

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em parceria com a GS1 Portugal, vai organizar a 9ª Reunião Anual Portfir, este ano subordinada ao tema “Informação alimentar: desafios e conquistas”. A sessão terá lugar no dia 28 de outubro, no auditório do Instituto Ricardo Jorge (Lisboa), contando com a presença do Diretor Executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, na Sessão de Abertura.

Num momento em que a qualidade da informação surge como um ativo estratégico, não só para as empresas como para os consumidores, esta reunião tem como principais objetivos apresentar e debater as questões relacionadas com a informação alimentar e a nutrição, focando os trabalhos desenvolvidos na atualização da Tabela da Composição de Alimentos (TCA), as necessidades e prioridades de informação, a partilha e os desafios da sua gestão.

O enfoque na Tabela de Composição de Alimentos é outra das temáticas relevantes para o setor alimentar uma vez que, no final de 2016, os requisitos para a venda à distância de produtos alimentares vão ficar mais exigentes como estabelecido pelo Regulamento (UE) Nº 1169/2011 do Parlamento Europeu (saiba mais aqui).

A reunião está aberta a todos os interessados, sendo destinada especificamente aos membros das redes, profissionais de saúde, laboratórios, comunidades científica e académica, indústria alimentar e da distribuição.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à capacidade da sala.

Sobre o PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar): é um programa que tem como objetivo a implementação de redes de excelência Portuguesas em nutrição e segurança alimentar e um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição e Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares. O PortFIR é inspirado na rede europeia EuroFIR (European Food Information Resource).

Consulte o Programa e mais informação aqui.