GS1 Portugal organiza formações à medida para fornecedores

A GS1 Portugal, em colaboração com diferentes retalhistas nacionais, deu início a um ciclo de ações de formação, setoriais, destinadas a fornecedores. A rastreabilidade é o tema central destas sessões que pretendem ajudar produtores e fornecedores a cumprir os requisitos legais e as boas práticas de mercado, aumentando a eficiência dos negócios.

Capacitar e assessorar as empresas portuguesas é o principal objetivo da Formação GS1. Desta forma, e enquanto parceiro de confiança de produtores, fornecedores e retalhistas, a GS1 Portugal deu início a um conjunto de workshops, em colaboração com retalhistas, para facilitar a partilha dos requisitos específicos da grande distribuição.

O primeiro workshop decorreu no passado dia 13 de maio e foi exclusivamente direcionado para fornecedores de batata (setor hortícola) da Jerónimo Martins. Desta forma, foram debatidos e analisados os requisitos específicos, incluindo a correta utilização da codificação GS1.

Um dos objetivos destas formações passa por ajudar a garantir processos de rastreabilidade que confiram transparência à cadeia de abastecimento, do produtor ao consumidor, através da identificação e partilha de informação como espécies, variedades e/ou gamas de produtos que se cultivam, comercializam e consomem. Uma transparência que, no final da cadeia, trará maior visibilidade a todos nós, enquanto consumidores, acerca da biodiversidade e sustentabilidade dos produtos que consumimos.

Previstas, estão já mais 20 sessões, a realizar até ao início de julho, abrangendo perto de 100 fornecedores nacionais de setores como o vitivinícola, o pescado, o de bebidas alcoólicas/não alcoólicas, o frutícola, entre outros.

Recorde-se que, face à crescente preocupação com um estilo de vida saudável por parte dos portugueses, referido pelo estudo ShopperTrends da Nielsen, toda a cadeia de abastecimento deve estar sensibilizada e preparada para responder às exigências de mercado, sobretudo no que se refere à capacidade de resposta em relação à maior procura e, simultaneamente, à disponibilização da informação ao consumidor.

FORMAÇÃO GS1: mais informações