Iniciativa inovadora promove integração de organizações de saúde

O Global Forum da GS1, que decorreu de 21 a 24 de fevereiro, em formato digital, foi palco da apresentação de um novo modelo de integração de sistemas operativos de organizações de saúde, com visíveis ganhos em eficiência.

O modelo designado por Integrating the Healthcare Enterprise (IHE) foi apresentado na reunião anual da GS1, entidade a que a GS1 Portugal pertence, na qualidade de organização-membro, e corresponde a uma iniciativa da responsabilidade de profissionais de saúde e da indústria que visa promover a interoperabilidade dos sistemas informáticos, melhorando a eficiência na partilha de dados de saúde.

O processo definido prevê a definição das necessidades pelos interlocutores, a identificação de pontos de interoperabilidade, a listagem de requisitos técnicos de suporte, a utilização dos standards aplicáveis, a descrição de perfis de integração, as especificações e o teste de interoperabilidade por ponto de contacto, o que corresponde ao que foi exposto como o ponto alto do processo, a IHE Connectathon.

Conforme foi avançado, os resultados do teste, entretanto publicados, serão utilizados nos pedidos de apresentação de propostas. Mais informações sobre esta iniciativa serão divulgadas em próximas iniciativas da GS1.