A GS1 AISBL, a GS1 China e a Administração da Província Chinesa de Zhejiang para a Regulação de Mercado (Zhejiang AMR) assinaram a 19 de maio um anúncio conjunto relativo à implementação colaborativa de um projeto de migração global para codificação bidimensional.
A iniciativa prevê a implementação gradual de códigos de barras bidimensionais em milhões de produtos na província de Zhejiang, na China, com uma população de 65 milhões de habitantes. Mais de 7.000 empresas de produção alimentar vão participar neste projeto e 200 lojas da maior cadeia de retalho vão atualizar os seus sistemas para garantir checkouts nos pontos de venda com Códigos de Barras 2D.
A Zhejiang AMR é uma agência do Governo Provincial de Zhejiang, responsável pela coordenação, fiscalização e gestão da qualidade alimentar na província. O Sistema de Rastreabilidade Alimentar de Zhejiang foi lançado online com sucesso pela Zhejiang AMR em 2021, com base nas normas de codificação GS1, propondo, de modo inovador, standards de digitalização.
Espera-se que, no termo do projeto, no final de 2023, todos os produtos de 80% das empresas do setor alimentar da província de Zhejiang disponham de codificação bidimensional na embalagem.
A impressão deste tipo de codificação em milhões de produtos trará benefícios a consumidores, empresas e entidades reguladoras, nomeadamente, pelo acesso a uma quantidade sem precedentes de informação de qualidade sobre produtos, ao longo de toda a cadeia de valor.
A GS1 lançou o programa de Migração Global para Codificação Bidimensional no final de 2020 com o apoio de mais de 20 países e regiões, incluindo a China, os EUA, a Austrália, o Brasil e Portugal, com o objectivo de incluir simbologias bidimensionais nos produtos de retalho até 2027.