Resultados da 6ª Edição do Benchmarking de Saúde da GS1 Portugal apurados

A GS1 Portugal terminou recentemente o apuramento dos resultados da 6ª edição do Benchmarking de Saúde, um estudo de níveis de serviço neste setor.

Está em curso o contacto com os participantes para apresentação dos resultados. Parafarmácias, armazenistas e grupos de farmácias que integraram a 6.ª Edição do Benchmarking de Saúde agora concluído conhecerão em primeira mão como os clientes avaliam a qualidade do serviço prestado e como se posicionam relativamente aos concorrentes.

Algumas dessas conclusões serão publicamente divulgadas a partir de setembro, nos aspetos não confidenciais e de matéria não reservada aos participantes.

Nesta 6ª edição, o Benchmarking de Saúde contou com a participação de 24 laboratórios da indústria farmacêutica, 4 parafarmácias de retalho, 6 armazenistas, 14 grupos de farmácias, 341 farmácias, o que consubstancia um aumento substancial do número de participantes face a 2020, na ordem dos 20%.

Liderado pela GS1 Portugal desde 2016, o Benchmarking de Saúde constitui uma plataforma colaborativa que permite aos parceiros de negócio avaliarem-se mutuamente. Da análise dos resultados é possível concluir os pontos fortes e oportunidades de melhoria, de forma a reestruturar a cadeia para que se adotem as melhores práticas de mercado, quer em termos logísticos, quer em termos comerciais, no que se refere à colaboração e relação entre parceiros.

Sobre o Benchmarking de Saúde

Realizado pela GS1 Portugal desde 2016, o Benchmarking de Saúde é um estudo pioneiro, assente em metodologia desenhada pela associação de fabricantes e distribuidores espanhola AECOC – La Associación de los Fabricantes y Distribuidores, que integra a congénere espanhola da GS1 Portugal, adaptado para a realidade nacional. A metodologia definida permite a avaliação simultânea dos níveis de serviço e relação comercial entre parceiros de negócio no setor da saúde. Referindo-se a um período de análise retroativa de um ano, de janeiro a dezembro imediatamente anteriores ao lançamento dos questionários que o sustentam, este estudo permite aos participantes conhecer como os clientes avaliam a qualidade do serviço prestado e como se posicionam relativamente aos concorrentes.

 

Para mais informações sobre o Benchmarking de Saúde da GS1 Portugal consulte a respetiva  página ou contacte a equipa responsável em benchmarking@gs1pt.org.