Sede GS1 Portugal: um lugar Covid Safe

Na sequência de uma auditoria à Sede e Centro de Inovação da GS1 Portugal, realizada nos dias 5 e 6 abril, a APCER atribuiu o selo Covid Safe às instalações da organização. Este reconhecimento reflete o total cumprimento das normas estabelecidas e das recomendações das autoridades competentes, no âmbito da pandemia provocada pela Covid-19. Desta forma, a GS1 Portugal reforça o cuidado e atenção à proteção da saúde de todos os seus Colaboradores, Visitantes e Sociedade em geral.

Desde que soaram os primeiros alarmes da propagação, em Portugal, do vírus SARS-COV-2, que a GS1 Portugal decidiu atuar por prevenção. Foi no dia 16 de março de 2020 que o teletrabalho se tornou a norma, uma situação que se mantém até hoje.

Mais de um ano depois, foram várias as medidas adotadas, das quais destacamos:

  • Cumprimento de todas as normas de higiene e segurança;
  • Constituição de um Gabinete de Acompanhamento da Crise (GAC) composto por pelo Diretor Executivo, a Diretora de Recursos Humanos e o Consultor Clínico;
  • Elaboração de um Plano de Contingência – interno e externo;
  • Manuel Interno de Regresso ao Escritório, com adaptação para visitantes, recepção de produtos e fornecedores.

Após todo o esforço, a Direção da GS1 Portugal decidiu assegurar que as medidas implementadas respeitam as normas e regulamentos instituídos pelas entidades competentes, solicitando assim a auditoria para a atribuição do selo Covid Safe. Uma marca da APCER que tem como objetivo garantir a eficaz implementação de procedimentos e práticas de segurança e saúde baseadas nas orientações da Direção Geral da Saúde (DGS), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito da pandemia mundial COVID-19.

Benefícios Covid Safe

  • Garantir a realização da atividade em segurança, reduzindo os riscos e atuando com responsabilidade;
  • Identificar os pontos críticos, avaliando os procedimentos e práticas internas;
  • Superar este desafio com agilidade, criando condições para a recuperação rápida das atividades que sustentam a organização;

Gerar confiança, garantindo através de uma entidade independente a adequação e fiabilidade das práticas de saúde e segurança no trabalho.

Desta forma, e após uma verificação independente, nos dias 5 e 6 de abril, realizada por profissionais com experiência comprovada, a APCER validou o compromisso e respeito pela saúde e segurança de todos nas instalações da GS1 Portugal.

“Desde o início desta pandemia que a GS1 Portugal teve – e tem – a preocupação de garantir a segurança de todos aqueles que permanecem ou visitam a nossa sede. Existe, desde sempre, um estrito cumprimento das orientações das entidades competentes e um acompanhamento permanente e rigoroso da situação. Esta atribuição do selo Safe Covid era o passo que precisávamos para consolidar todo o esforço realizado em mais de um ano. Passámos a auditoria da APCER com distinção e é com orgulho que recebemos as felicitações, não só pelo achievement como pelo “excelente trabalho desenvolvido””, afirma João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal.  

A auditoria é efetuada com recurso a uma metodologia precisa e minuciosa, avaliando a implementação de procedimentos e práticas adotadas pela organização no ramo de sua atividade.

Informamos que este serviço pode ser solicitado por qualquer organização, independentemente do seu setor de atividade e dimensão.