Um sistema de rastreabilidade internacional de vacinas e a importância de um folheto informativo digital para produtos de saúde foram defendidos por especialistas na 37.ª edição da GS1 Healthcare Conference.
Grant Courtney, consultor da UNICEF, e Stefan Artlich, Director and Global Process Owner “Track & Trace”, da Bayer AG apresentaram desenvolvimentos e perspetivas sobre estes temas, em Paris, de 15 a 17 de novembro último.
Num evento que reuniu, durante 3 dias, em mais de 20 sessões, cerca de uma centena de oradores especialistas em temáticas de saúde oriundos de mais de 65 países, Grant Courtney, especialista consultor da UNICEF, apresentou o TRUST, o sistema de rastreabilidade de vacinas implementado com recurso a Standards GS1.
A importância da digitalização de dados no setor da saúde viria a ser reforçada na sessão subordinada ao tema “Scanning the medical product barcode to access product information online”, que incidiu sobre o tema do folheto informativo digital de medicamentos, enfatizando a importância do acesso a informação em tempo real e destacando o papel que os standards GS1 podem desempenhar nesse domínio.
Estas intervenções sublinharam ainda a importância da sustentabilidade da cadeia de abastecimento, sendo a interoperabilidade uma condição.
Para mais informações sobre estas temáticas, pf contactar comunicacaco@gs1pt.org