A confiança e eficiência começa com um bilhete de identidade válido.

 

Este é o produto que eu penso que é?

O Verified by GS1 é a solução que responde a esta questão, permitindo confirmar a identidade de um produto até sete atributos.

Na atual dinâmica de mercado, a informação conduz os negócios. O e-Commerce disponibiliza milhões de produtos aos consumidores e, nas lojas físicas, biliões de códigos são lidos todos os dias.

Apesar da diversidade da informação, ainda não é possível para o mercado verificar com segurança os produtos que vendem usando uma única fonte de informações de produtos confiáveis. Todos os intervenientes da cadeia de abastecimento perdem – do fornecedor ao consumidor –  quando os dados do produto estão incorretos ou ausentes – especialmente os consumidores.

O Verified by GS1 é a solução!

Com o VbG pode confirmar a identidade do produto através:

  • GTIN (Global Data Item Number);
  • Marca;
  • Descrição do produto;
  • URL de acesso a imagem;
  • Categoria
  • Peso líquido
  • País de venda.

 

Os benefícios desta solução refletem-se na eficiência dos negócios, na garantia de qualidade da informação e na capacidade de rastreabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia de valor.

 

Quais os benefícios do Verified by GS1?

O Verified by GS1 apoia os detentores de marca, os retalhistas e os marketplaces a construir experiências de consumo assentes na confiança, satisfação e lealdade, uma vez que a informação tem origem nas marcas. Desta forma, aumenta a eficiência e a visibilidade dos negócios. 

[para mais informações sobre os benefícios, consulte o final da página]

Verified by GS1 - logotipo

Como começar?

Os detentores de marca deverão aceder à plataforma da GS1 Portugal, Registo Nacional de Códigos (RNC) e criar o Bilhete de Identidade dos seus produtos (consulte aqui o Guia rápido sobre Como Criar um Produto). Está disponível o passo-a-passo do processo no Guia Prático de Utilizador e o Serviço de Apoio ao Associado da GS1 Portugal está também, como sempre, disponível para colaborar com os Associados.

A plataforma é de muito fácil navegação e intuitiva, permitindo o registo dos produtos de forma autónoma. 

Tem questões? Quer integrar o Verified by GS1?

Damos resposta às perguntas mais frequentes. Clique aqui para saber mais.

Se preferir falar connosco, estamos disponíveis através dos contactos GS1 Portugal habituais. 


Saiba mais »

 


O que é o Bilhete de Identidade do Produto?

O Bilhete de Identidade (BI) do produto é uma solução internacional desenvolvida pela GS1 Global, que permite identificar um produto de forme única, inequívoca e global.

Deste BI constam 7 atributos, são eles:

  • GTIN, Código GS1 que identifica o artigo marca;
  • Marca;
  • Descrição do produto;
  • URL de acesso a imagem do produto;
  • Categoria;
  • Peso líquido;
  • País de venda.

Após a criação do BI, no caso português, através do Registo Nacional de Códigos (RNC), a informação é registada na plataforma internacional, harmonizada, Registry Platform. Para tal, o fabricante apenas terá que aceitar esta partilha de dados, sendo todo o processo da responsabilidade da GS1 Portugal.

Benefícios para Fabricantes e Retalhistas

Para agilizar a cadeia de valor, com ganhos na eficiência dos processos, é determinante que existe um único local onde os produtos são listados, garantindo a sua visibilidade e verificação pelos agentes intervenientes.

Através do Registo Nacional de Códigos (RNC) e, posteriormente, do Verified by GS1 é possível garantir que um GTIN foi corretamente construído, que não dispõe de duplicações, que está de acordo com a licença que é da responsabilidade do brand owner.

Todos estes aspectos contribuem para a transparência, eficiência operacional e logística, e prevenção da contrafação. Em acréscimo, existe uma otimização das oportunidades de negócio, uma vez que a possibilidade de partilha global dos dados, oferece uma visibilidade internacional, isto é, a capacidade de qualquer empresa portuguesa, independentemente da sua dimensão, ser visível para retalhistas nacionais e internacionais com o mesmo esforço.