A GS1 Portugal promoveu, no passado dia 22 de janeiro, um evento dedicado à sustentabilidade. Em três momentos distintos o evento contou com o Lançamento do Comité de Sustentabilidade da GS1 Portugal, a entrega dos Prémios Lean & Green e a reunião do Comité de Lean & Green. 

Trazemos-lhe agora o resumo deste evento. Junte-se a nós neste movimento de mudança!

COMITÉ DE SUSTENTABILIDADE

No primeiro momento de um dia dedicado à sustentabilidade destacamos o lançamento do Comité de Sustentabilidade da GS1 Portugal.

Um Grupo de Trabalho com o propósito de promover o impacto positivo, transversal, da gestão para a sustentabilidade, incidindo nas dimensões ambiental, social e de governança das organizações, reconhecendo-lhes um papel catalisador de sinergias que registarão benefícios na sociedade, de modo mais geral. O Comité de Sustentabilidade da GS1 Portugal é uma plataforma transversal, multissetorial, que estimula uma cultura de sustentabilidade.

A abertura da 1ª reunião do Comité de Sustentabilidade da GS1 Portugal foi da responsabilidade de João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal.

Cinta Bosch, Responsável de Sustentabilidade da GS1 Espanha/AECOC, participou na primeira reunião do Comité de Sustentabilidade partilhando as melhores práticas da congénere espanhola da GS1 Portugal no âmbito do Comité de Sustentabilidade constituído pela GS1 Espanha. Pontos de reflexão conjunta, abordagens adotadas para a análise de temas, procedimentos e oportunidades, metodologia de colaboração das empresas-membro foram algumas das melhores práticas partilhadas.

Destacamos ainda a participação de Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da United Nations Global Compact Network Portugal. A UN Global Compact Network é uma iniciativa especial do Secretário-Geral das Nações Unidas dedicada à sustentabilidade, que teve a sua origem numa proposta do Secretário-Geral da ONU Kofi Annan, em 2000.

Criada a partir de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, assenta em dez princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa a integração dos mesmos ao nível da estratégia e operações das empresas. A participação da UN Global Compact nesta primeira edição do Comité de Sustentabilidade da GS1 Portugal inspirou as empresas participantes a equacionarem as suas estratégias à luz dos princípios preconizados por aquela organização.

Assista ao vídeo de resumo do lançamento do Comité de Sustentabilidade, da GS1 Portugal e descubra as empresas participantes. 
ENTREGA DE PRÉMIOS LEAN & GREEN

No segundo momento de um dia dedicado à sustentabilidade destacamos a entrega de Prémios da iniciativa Lean & Green. 

A GS1 Portugal é a entidade responsável pela iniciativa Lean & Green no nosso país. Esta é a maior plataforma europeia de colaboração para reduzir as emissões de CO2 associadas à cadeia de abastecimento. No dia 22 de Janeiro, destacámos empresas empenhadas na descarbonização. Cada patamar alcançado é premiado com uma estrela Lean & Green, num total de 5.

Artur Andrade, Diretor de Community Engagement da GS1 Portugal entregou o prémio Lean & Green à LOGIFRIO, do Grupo Zolve - Logística e Transporte, que se destacaram pela definição do plano de ação que permitirá alcançar a primeira estrela Lean & Green.

Alexandra Teixeira, Head of Quality and Communication Iberia da Logifrio, do Grupo Zolve recebeu o prémio. Parabéns por fazerem parte deste movimento de mudança!

O Melro.OP, SA, empresa do Grupo triPortugal, uma empresa familiar que se dedica à produção de frutas, em particular pêra rocha, maçã e fruta de caroço, recebe agora a sua 1ª Estrela Lean & Green. A atribuição de uma primeira estrela Lean&Green corresponde ao reconhecimento da primeira etapa atingida - redução de pelo menos 20% de emissões.

Artur Andrade, Diretor de Community Engagement da GS1 Portugal entregou o prémio a João Paula, Manager do Grupo O Melro.

Parabéns por esta meritória distinção!

O terceiro momento da entrega de prémios distinguiu as empresas que conquistaram 3 estrelas Lean & Green. As 3 estrelas destacam as empresas que conseguiram diminuir em mais de 35% as emissões de CO2e.

Neste patamar destaca-se:
Delta Cafés - Paulo Gomes, Presidente da GS1 Portugal entregou a distinção a Sara Geraldo, Coordenadora Sustentabilidade & Propósito da Delta Cafés, Diretora de Infraestruturas e Património;

Nespresso Portugal - Nuno Pinto Magalhães, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, GS1 Portugal entregou o troféu a Jaime de la Rica Oraá, BEO, Nespresso Portugal;

Nestlé Portugal– Anna Lenz, CEO, Nestlé Portugal, recebeu a distinção de João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal;

Parabéns! As 3 Estrelas são o reconhecimento de que estão no caminho certo.
Rumo à 4ª Estrela!

Anabela Vaz Ribeiro, Executive Director da UN Global Compact Network Portugal, entregou a Ricardo Mestre, Diretor de Logística do Pingo Doce o maior prémio atribuído pela Lean & Green em Portugal, uma 4ª Estrela Lean & Green.

Esta distinção, entregue apenas a 8 empresas, a nível global, em 3 países, foi entregue ao Pingo Doce. O projeto de descarbonização da logística do Pingo Doce, cujas primeiras medidas foram implementadas há mais de dez anos, é agora reconhecido e materializa-se nesta 4ª Estrela Lean & Green.


Rumo à neutralidade carbónica! Parabéns.

Assista ao vídeo de resumo da entrega de prémios Lean & Green. 
ENTREVISTAS AOS PREMIADOS
Assista às entrevistas flash com os premiados Lean & Green do ano 2023:
Alexandra Teixeira, Head of Quality and Communication Iberia da LogifrioGrupo Zolve
 
João Paula, Manager, Grupo O Melro

 
Sara Geraldo, Coordenadora Sustentabilidade & Propósito, Delta Cafés
Jaime de la Rica Oraá, BEO, Nespresso Portugal
 
Anna Lenz, CEO, Nestlé Portugal
 
 
Ricardo Mestre, Diretor de Logística, Pingo Doce
 
COMITÉ DE LEAN & GREEN
No fecho de um dia dedicado à Sustentabilidade, decorreu o Comité de Lean & Green, um encontro que junta grandes empresas portuguesas, numa lógica colaborativa, para refletir sobre as metas de neutralidade carbónica das empresas, definidas pela Comissão Europeia, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

O objetivo do Comité Lean & Green é promover a neutralidade carbónica associada às operações logísticas e de transporte. O Comité Lean & Green pretende ser representativo do maior número de setores de atividade comercial e industrial em Portugal.
CLIPPING DO EVENTO
Prémios Lean & Green destacam novas metas de sustentabilidade
Supply Chain Magazine | Ler mais »

Pingo Doce, Delta Cafés, Nestlé Portugal, Nespresso, Logifrio e O Melro distinguidos pela redução da pegada carbónica
Executive Digest | Ler mais »


Conheça os vencedores dos prémios Lean & Green
Distribuição Hoje | Ler mais »


Pingo doce reduz 55% das emissões de co2e e conquista quatro estrelas Lean & Green
Hiper Super | Ler mais »

Delta Cafés distinguida com o Prémio Lean & Green pela redução da pegada carbónica
Rádio Campanário | Ler mais »

Nestlé e Nespresso Portugal reduzem as suas emissões de carbono em mais de 35 por centro  
Gazeta Rural | Ler mais »


O Melro recebeu a primeira estrela Lean & Green
Jornal das Caldas | Ler mais »
POR TRÁS DAS CÂMARAS
ASSISTA AO RESUMO DESTE DIA
Facebook
LinkedIn
Instagram
Website
GS1 Portugal
Estrada do Paço do Lumiar, Campus do Lumiar, Edifício K3
1649-038 Lisboa 
Portugal
+(351) 21 752 07 40
+(351) 21 752 07 41
www.gs1pt.org

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Copyright © *2024* *GS1 Portugal*, All rights reserved.