A convite do IPQ, a GS1 Portugal passou a integrar a Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), na qualidade de organização de standards também para este setor. Esta nomeação reforça a missão da GS1 Portugal em liderar a melhoria da competitividade na cadeia de valor através de standards, soluções e transferência de conhecimento.
A GS1 Portugal aceitou o desafio do IPQ para integrar o grupo da Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), com o principal objetivo de apresentar, dinamizar e promover o standard GS1 DataMatrix. Nesta missão destacam-se as seguintes ações:
- Desenvolver uma norma para a correta utilização dos códigos globais de identificação única dos produtos, como o GS1 DataMatrix para inclusão de informações adicionais relevantes, tais como o Folheto Informativo Digital, Clinical Pathways ou instruções de utilização (IFU);
- Executar um Plano de Formação para profissionais do setor da saúde.
“É com grande satisfação que aceitamos o convite para integrar esta Comissão tão prestigiosa e relevante para o setor da saúde em Portugal. Reconhecemos a importância das atividades desenvolvidas pela CS/09, e estamos comprometidos em contribuir ativamente para a dinamização das diversas componentes que influenciam a rastreabilidade, interoperabilidade e eficiência do Setor da Saúde em Portugal, e internacionalmente”, afirma João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal.
A Comissão Setorial para a Saúde (CS/09 foi constituída em maio de 1994 e, desde então, funciona enquanto estrutura especializada na área da Saúde, integrando representantes de organismos públicos e privados e outros especialistas interessados em promover e melhorar a qualidade neste setor, em consonância estratégica com os princípios e as normas que orientam o Sistema Português da Qualidade e a atuação das entidades que o integram.
Atualmente, as entidades que, como a GS1 Portugal, constituem este grupo são:
- ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, IP
- ANF – Associação Nacional das Farmácias
- APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
- APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal
- APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
- ARS Norte – Administração Regional De Saúde Do Norte I.P.
- DGS – Direção-Geral da Saúde
- ERS – Entidade Reguladora da Saúde
- GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos
- Hospital de São João – Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE
- IGAS – Inspeção-Geral das Atividades em Saúde
- INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica
- Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.
- IPQ – Instituto Português da Qualidade, I.P.
- Ordem dos Farmacêuticos
- Ordem dos Enfermeiros
- Ordem dos Psicólogos
- SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências
- SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE