A SUA EMPRESA É LEAN & GREEN?

Ainda não? Vamos a isso!

A GS1 Portugal é a entidade portuguesa responsável pela iniciativa Lean&Green no nosso país. Queremos ser o seu parceiro de confiança em matéria de sustentabilidade e descarbonização. Quer saber como?

O que é a inciativa LEAN & GREEN?

Lean&Green é a maior plataforma europeia de colaboração com vista à redução de emissões de CO2 associadas às operações logísticas e de transportes, incentivando as empresas a alcançar um nível de sustentabilidade mais elevado, pela redução da pegada carbónica.

Esta Certificação ambiental que incentiva e premeia as empresas mais sustentáveis está presente em 14 países no mundo e conta com mais de 600 empresas aderentes desde o lançamento, em 2008, nos Países Baixos. Até ao momento, Lean&Green já permitiu a redução de 2,5 megatoneladas de CO2, a nível global, o que terá evitado o degelo de superfície correspondente a 7 500 000 m2 de calotes polares.

O processo inicia-se com a definição de um Plano de Ação, para o máximo de 5 anos, com medidas concretas, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental pela diminuição de emissões de CO2 inerentes a operações logísticas e de transportes, com impacto positivo também em eficiência e redução de custos.

As empresas que aderem à iniciativa são sujeitas a uma auditoria inicial que avalia a pegada de carbono das atividades logísticas e de transporte, assim como a adequação do plano que se propõem implementar para as reduzir.

A adequação do Plano de Ação proposto para uma redução mínima de 20% de emissões a 5 anos é validada por uma auditora independente e reconhecida pela atribuição do Prémio Lean&Green.

S.Exa. o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia de atribuição das primeiras estrelas Lean&Green, em 2019.

São auditoras parceiras da GS1 Portugal nesta iniciativa:

Empresas participantes:

Rumo à primeira Estrela

A atribuição de uma primeira estrela Lean&Green corresponde ao reconhecimento da primeira etapa atingida - redução de 20% de emissões.

1

Entrada no programa Lean&Green

2

Preparação do plano de Ação

3

Avaliação do plano de ação

4

Prémio
Lean & Green

5

Arranque do plano de ação

6

Monitorização

7

Auditoria
in-situ

8

1ª Estrela
Lean & Green

Ao longo dos 5 anos, as empresas são acompanhadas pela GS1 Portugal, com encontros semestrais de avaliação da implementação das medidas definidas.

O objetivo de todas as empresas participantes é a descarbonização das operações logísticas e de transportes: atingir 0% de emissões. Cada patamar alcançado é premiado com uma estrela Lean&Green, num total de 5.

Prémios e estrelas atribuídos

Estrelas Lean&Green atribuídas em 2019 e 2021: com S.Exa. o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e com o Diretor Executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, representantes da Nestlé Portugal (1.ª estrela), Delta Cafés (1.ª Estrela), Pingo Doce (3.ª estrela), Nespresso (1.ª estrela), Pantoja (Grupo Logístico) e First Rule (1.ª estrela).

Estrelas Lean&Green atribuídas em 2022: Auchan (1.ª estrela), Bel (1.ª estrela), Broliveira (1.ª estrela), Granfer (1.ª estrela), Lopes&Carvalho (1.ª estrela), Santos e Vale (1.ª estrela).

Roadmap Lean & Green de Descarbonização das Operações Logísticas e de Transportes

Otimização
  • Formação em condução eficiente;
  • Otimização de rotas;
  • Otimização de cargas;
  • Aluguer de Paletes;
  • Limitação de perdas de frio.
Renovação
  • Veículos mais eficientes;
  • Veículos eletréticos;
  • Combustíveis Sintéticas/ e-Fuel;
  • Hidrogénio;
  • Otimização.
Colaboração
  • Transporte colaborativo;
  • Completar cargas;
  • Evitar em vazio.

Quer fazer parte deste movimento de mudança? Conheça as vantagens:

Compliance

Pelo cumprimento de recomendações e requisitos da legislação nacional e internacional (Acordo de Paris de 2015; Decreto-Lei n.39, de 2013; Decreto-Lei 117, de 2010; Roteiro para a Neutralidade Carbónica; Regulamento da Taxonomia (UE) 2020/852, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 2020);

Liderança e auto-regulação

Na redução de emissões de CO2 inerentes a operações logísticas e de transportes;

Redução de custos

Associada à gestão mais eficiente das operações logísticas e de transportes e a um preço final mais competitivo;

Integração numa comunidade reconhecida por boas-práticas de redução de emissões

Participando em iniciativas colaborativas que geram soluções sustentáveis, alinhadas com uma crescente consciência ambiental;

Aceso a ferramentas e especialistas

Que permitirão melhorar a performance da supply chain;

“O Pacto Ecológico Europeu é a nossa nova estratégia de Crescimento. Ajudar-nos-á a reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, a criar emprego.”
Ursula von der Leyen
Presidente da Comissão Europeia

Quer saber mais sobre as condições de adesão?

A GS1 Portugal é uma organização neutra e sem fins lucrativos. As condições de adesão à iniciativa Lean &Green estão disponíveis na tabela de preços, prevendo condições particularmente vantajosas para micro e PME e para empresas associadas da GS1 Portugal.

Saiba como aderir.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas questões por email
em leanandgreen@gs1pt.org ou através de telefone +(351) 21 752 07 51