SUSTENTABILIDADE NO PLANO ESTRATÉGICO 2022-2024

A sustentabilidade é uma linha estratégica de ação da GS1 Portugal.

O Plano Estratégico para o triénio 2022-2024 reconhece o impacto transformacional da sustentabilidade, transversal aos quatro pilares prioritários de intervenção da GS1 Portugal – a implementação de standards e normas, dinamização da implementação de serviços, partilha de conhecimento e assessoria e a promoção da unidade de ação.

GS1 9-02-48

MATERIALIDADE

A sustentabilidade é uma linha estratégica de ação da GS1 Portugal.

Análise de materialidade

Para análise dos impactos diretos e indiretos da GS1 Portugal, foi elaborada uma análise de materialidade em sustentabilidade: numa perspetiva ESG – Environmental, Social and Governance, identificámos o impacto económico, ambiental e social mais significativo para a organização.

Tópicos materiais da GS1 Portugal 2021

Garantia de neutralidade na definição e manutenção de estratégias, medidas e mecanismos que salvaguardam a adoção de práticas transparentes e credíveis, transmitindo um conjunto de princípios éticos na colaboração com associados, parceiros e stakeholders, em conformidade com a Lei, os Estatutos e os Regulamentos da GS1 Portugal.

(ex aequo)

Transformação Digital

Liderança no apoio a uma transformação digital cada vez mais acelerada, que garanta aos associados, parceiros e stakeholders que o Ecossistema Digital da GS1 Portugal e o Sistema de Standards GS1 continuarão a dar resposta às suas necessidades, acompanhando a crescente digitalização dos seus negócios e o reforço da globalização das cadeias de valor.

 

Salvaguarda da visibilidade e transparência de todos os elos das cadeias de valor, enquanto princípio aplicável a todos os setores de atividade, pela captura, partilha, visibilidade e interoperabilidade de dados de qualidade que o Sistema de Standards GS1 e as soluções e serviços da GS1 Portugal permitem. Acesso rápido e fácil a informação sobre a origem, processo de produção e distribuição, administração ou dispensa de produtos. Promoção dos benefícios em eficiência, precisão, segurança, sustentabilidade e circularidade.

 

Disponibilização de uma oferta diversificada de standards e serviços, ajustada às necessidades identificadas, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das melhores soluções para os seus negócios. Manutenção de serviços de consultoria especializada acessíveis e de uma estrutura adequada ao esclarecimento das suas questões, de forma célere e eficiente, refletida em elevados níveis de satisfação e fidelização. Estímulo à inovação enquanto driver de constante adequação dessas soluções, sobretudo em áreas prioritárias muito dinâmicas, prevendo apresentação de novos serviços. Definição de estratégias de captação de novos associados.

 

Promoção da correta utilização do Sistema GS1, das soluções e serviços disponibilizados pela GS1 Portugal, contribuindo para a competitividade e eficiência das organizações. Disponibilização de uma oferta formativa que expresse uma integração colaborativa na sociedade: adequada às necessidades de associados, parceiros, stakeholders e da comunidade empresarial em geral e que responda às macrotendências com impacto na respetiva atividade. Envolvimento de parceiros externos e especializados, académicos, tecnológicos, setoriais e outros, com vista à partilha de conhecimentos sinérgica e com perspetiva de futuro.