RASTREABILIDADE

Para conhecer o percurso de cada produto – da origem ao consumidor final – e garantir a transparência e visibilidade em todas as cadeias de valor.

Temos um serviço de assessoria em rastreabilidade, prestado por uma equipa qualificada
e certificada, disponível para colaborar com a sua empresa.

Vamos garantir que o seu negócio cumpre as normas e recomendações aplicáveis ao seu setor.

Como? Com várias ferramentas, mas um único objetivo

A nossa intervenção é adaptada às necessidades de cada empresa.

  • Diagnóstico / Auditoria: avaliação de necessidades;
  • Relatório preliminar: listagem de prioridades de intervenção, causalidade de evenruais anomalias / oportunidades de melhoria detetadas e proposta de intervenção;
  • Plano de Ação: proposta, análise, validação e ativação;
  • Intervenção: em colaboração ou supervisão;
  • Relatório Final: apresentação.
Serviços e ferramentas de suporte:
  • Formação;
  • Estudos de Caso;
  • Brochuras setoriais;
  • Outros serviços “à medida”.

Categoria Produtos de Tabaco

A GS1 Portugal colaborou com a Imprensa Nacional Casa da Moeda no desenvolvimento de uma solução assente em standards GS1 que permite o registo, validação e atribuição de todos os identificadores-chave da cadeia de valor da categoria de produtos de tabaco, através da disponibilização de web services que permitem realizar estas operações.

Esta colaboração resultou de uma integração regional, a nível ibérico, no âmbito do projeto Fighting Illicit Trade, assente na articulação estreita entre a GS1 Portugal e a sua congénere espanhola, AECOC, com vista à operacionalização eficaz do sistema de atribuição de identificadores-chave pelo INCM, à semelhança do processo adotado pela Real Fabrica de Moneda y Timbre, com a mesma competência em Espanha.

Com base neste projeto, lançado em Portugal em 2019, são disponibilizadas, em tempo real, chaves de identificação que permitem identificar operadores económicos, a localização de postos de venda de tabaco e máquinas de produção de tabaco.

  • EOID: Operadores económicos.
    (construído com base num GLN)
  • FID: Localizações de venda de tabaco.
    (construído com GLN)
  • GIB: Máquinas de produção de tabaco.
    (construído com GIAI)
Resultados da implementação do projeto (2021):
  • 55161 Operadores Económicos e Instalações registados;
  • 32 Máquinas e/ou equipamentos de fabrico registados;
  • + de 2 Mil Milhões de maços de tabacos identificados.

A legislação está em vigor desde 20 de maio de 2019 (Diretiva 2014/04/EU sobre o sistema de rastreabilidade dos produtos de tabaco, e o Regulamento de Execução (UE) 2018/574 da Comissão, de 15 de dezembro de 2017) visa prevenir a falsificação da maioria dos produtos de tabaco e criar instrumentos que permitam a rastreabilidade da qualidade e origem dos produtos de tabaco, garantindo a tributação da atividade económica pelas autoridades competentes, a neutralização do mercado paralelo e a segurança dos fumadores.

Estes enquadramentos definem as normas técnicas para a criação e funcionamento de um sistema de localização e seguimento dos produtos do tabaco e que abrange o fabrico, apresentação e comercialização destes produtos.

Para assegurar o correto funcionamento deste sistema, cada Estado Membro designa uma entidade emitente de identificadores únicos, responsável pela emissão de um código para marcação das embalagens individuais (“maços”) ou agregadas (“volumes”) dos produtos do tabaco. A entidade emitente é também responsável pela emissão de códigos identificadores dos operadores económicos envolvidos no comércio dos produtos do tabaco, das instalações e das máquinas.
Em Portugal, a entidade competente para a emissão de identificadores únicos é a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).

Prevê-se que a aplicação deste enquadramento à totalidade dos produtos de tabaco (cigarrilhas e charutos) entre em vigor a 20 de maio de 2024. A Diretiva é de transposição obrigatória em todos os Estados-Membros da União Europeia.

Código LEI - Legal Entity Identifier

Atribuição, transferência ou renovação de código LEI?

O que é o Código LEI?

O código LEI (Legal Entity Identifier) é um código alfanumérico de 20 dígitos, válido internacionalmente, que identifica, de forma unívoca, pessoas coletivas e outros intervenientes no mercado de capitais, que transacionem ações, obrigações, derivados, entre outros ativos financeiros. horia detetadas e proposta de intervenção;

Sistema de atribuição de códigos LEI.
Quem é quem?

A Diretiva 2014/65/EU, de 15 de maio de 2014 (DMIF II), relativa aos mercados de instrumentos financeiros, identifica o código LEI como obrigatório na execução de transações sobre instrumentos financeiros admitidos à negociação em mercados organizados (ações, obrigações, derivados, etc.). Esta Diretiva está em vigor desde 3 de janeiro de 2018.
Esta Diretiva regulamenta para o espaço comunitário o sistema de atribuição de códigos LEI. Este sistema estava previsto numa recomendação do G20 ao Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) com o objetivo de aumentar a transparência e a confiança dos participantes em operações financeiras, reduzindo o risco de fraude, branqueamento de capitais e financiamento de atividades ilícitas.

Para coordenar o sistema de atribuição de códigos LEI. Foi constituída a GLEIF – Global Legal Entity Identifier Foundation, que assegura o acesso público à informação sobre os códigos LEI emitidos.

A GLEIF é também responsável pela acreditação das entidades que emitem códigos LEI: as LOU- Local Operating Units.

A GS1 AISBL é uma LOU acreditada pela GLEIF desde junho de 2018. As LOU podem acreditar Agentes de Registo (Registration Agents), que funcionam em determinada jurisdição, em sua representação.

A GS1 Portugal é Agente de Registo da GS1 AISBL desde junho de 2018 para as empresas portuguesas e o primeiro Agente de Registo reconhecido em território nacional.

Fontes: Banco de Portugal e GLEIF

Tem operações em mercados financeiros e de capitais? Fale connosco.

Fazemos a atribuição, renovação ou transferência do seu código LEI

Transferência do LEI para a GS1

Gratuito
  • Variedade de soluções e serviços LEI;
  • Tranferência do LEI gratuita e o e oferta de Gestor dedicado;
  • Renovação do LEI em simultâneo.

Renovação do LEI

59 Renovação LEI
  • Variedade de soluções e serviços LEI;
  • NOVO: Peça o seu Certificado LEI;
  • NOVO: Pedidos de LEI a 3 e 5 anos.

Pedido de novo LEI

89 Pedido de Novo LEI
  • Variedade de soluções e serviços LEI;
  • Preçário competitivo e oferta de Gestor dedicado;
  • Formulário online intuitivo.

Precisa de ajuda?

Ligue-nos: 21 752 07 40

Ou preencha o seguinte formulário

Quer consultar o estado do seu LEI?

A GLEIF disponibiliza uma aplicação que lhe permite pesquisar códigos LEI pela designação das entidades, por código BIC ou outros campos de pesquisa de fácil acesso.
Consulte aqui o estado do seu código LEI e diga-nos em que podemos ajudar a otimizar a transparência e confiança das suas transações financeiras em mercados de capitais.

Vantagens da colaboração com a GS1 Portugal

Preço competitivo:

para emissão, renovação e transferência de códigos LEI;

Equipa especializada:

composta por consultores seniores

Confiança e experiência:

somos uma Entidade de Utilidade Pública reconhecida pelo Governo Português, desde 2013, com mais de 30 anos de experiência em codificação global;

Proximidade:

somos a única entidade emissora de códigos LEI sediada em Portugal com atendimento telefónico e presencial em português e inglês.

Flexibilidade:

oferta adaptada às suas necessidades, podendo optar por validade do código LEI a 1, 3 ou 5 anos, e possibilidade de emissão de Certificado LEI.

Certificação:

garanta a fiabilidade do seu código LEI e dê conhecimento aos seus parceiros de negócio. Solicite o seu certificado LEI.

Certificado LEI da GS1

Quer consultar o estado do seu LEI?

  • Certifica que o código LEI da sua entidade está válido e que todos os elementos necessários à correta atribuição ou renovação do LEI foram validados em conformidade com os padrões da GLEIF;
  • Atesta a identificação inequívoca da sua entidade, o que se traduz em confiança para os seus parceiros de negócio e financeiros (bancos, corretoras, etc.);
  • É atualizado sempre que há alteração dos dados do LEI e disponibilizado em formato PDF, o que permite a fácil partilha por e-mail.

Os nossos parceiros

Merecemos ainda a confiança de alguns parceiros que nos recomendam aos seus clientes: