A GS1, entidade que a GS1 Portugal integra, a par de outras 118 organizações-membro a nível internacional na representação do único Sistema de Standards globais e interoperáveis, apresenta um mecanismo de conversão do GTIN – Global Trade Item Number e de outros dados do código de barras num endereço web que permite o acesso imediato a dados de produto, a partir de um dispositivo móvel com acesso a internet.
Com recurso a um mecanismo de conversão, o GS1 Conformant Resolver, criado pela GS1, o código de barras GS1 existente em prod utos de saúde (por exemplo, GS1 DataMatrix, EAN/UPC e GS1-128), seja aposto no próprio produto, seja na embalagem, para além de permitir a identificação e rastreabilidade desse produto, passa a poder ser utilizado para aceder a informações relativas a esses produtos de saúde on-line.
Assim, passam a estar acessíveis o folheto informativo obrigatório, resumo das características do produto, instruções de utilização eletrónicas, tutoriais, recomendações de armazenamento e tratamento de informação, entre outras.
Toda essa informação relativa a produtos de saúde disponibilizada online passa a estar acessível com um código de barras GS1, presente em milhões de produtos de saúde em todo o mundo. Para isso, é necessária a ligação da aplicação para equipamentos móveis (app), com a solução de conversão criada, o GS1 Conformant Resolver e, em alguns casos, um link (GS1 Digital Link URI Syntax) que permite associar a aplicação à solução de conversão.
A recomendação da GS1 Healthcare é que o código de barras GS1 utilizado para a identificação dos produtos e para fins de rastreabilidade possa também ser utilizado para aceder a estas informações, sem necessidade de novo código.
Mais informação disponível no seguinte link