GS1 Healthcare adota estratégia de sustentabilidade

Com enfoque na colaboração, a GS1 Healthcare apresentou, no presente mês de julho, a estratégia de sustentabilidade para o setor da saúde, transversal a todas as prioridades da sua intervenção.

Assente na ação coletiva como premissa essencial, a Estratégia de Sustentabilidade da GS1 Healthcare faz depender do apoio do setor da saúde o sucesso do alcance das suas metas, sublinhando que só com esse apoio poderá garantir que os standards mantêm a sua relevância num contexto de mudança a um ritmo acelerado, em que é crítico avaliar o papel que a comunidade de interlocutores com intervenção na saúde assume, assim como o papel que os standards podem garantir.

Admitindo que a sustentabilidade não deve ser perspetivada em silos, a estratégia de sustentabilidade da GS1 Healthcare prevê objetivos de sustentabilidade integrados em cada uma das sete áreas focais da estratégia da GS1 Healthcare 2023-2027, definindo também o compromisso da organização para um futuro do setor da saúde mais sustentável. Adoção de standards, implementação interoperável, stakeholders internacionais, parceiros tecnológicos, código único, identificação da embalagem primária e tecnologias emergentes são as sete áreas focais da Estratégia da GS1 Healthcare 2023-2027 que passam agora a integrar objetivos de sustentabilidade específicos, um por cada ponto focal.

Todos esses objetivos de sustentabilidade contribuem para o propósito global da GS1 Healthcare de contribuir para que os standards sejam considerados, adotados e, se necessário, aprofundados, com vista a uma cadeia de valor do setor da saúde mais sustentável. Os sete objetivos definidos devem contribuir para, por um lado, clarificar a proposta de valor do Sistema de Standards GS1 para uma cadeia de abastecimento da saúde mais sustentável e para processos relevantes em que o Sistema de Standards GS1 contribuem para um impacto positivo em sustentabilidade. Por outro lado, devem ser o eixo de constituição de um Grupo de Trabalho com stakeholders (da equipa de gestão da GS1 HealthCare, membros da comunidade de interlocutores com intervenção no setor da saúde e colegas de organizações-membro da GS1), que constitua uma plataforma de partilha de informação sobre desenvolvimentos em sustentabilidade do setor da saúde, no âmbito da estratégia adotada, também com vista a informar os participantes sobre e evolução dessa estratégia.

A GS1 Healthcare é uma comunidade internacional de stakeholders com intervenção no setor da saúde, que integra a GS1. Instituída em 2005, esta comunidade aberta e neutra lidera a implementação e desenvolvimento do Sistema de Standards GS1, melhorando a segurança dos doentes e a eficiência operacional da cadeia de abastecimento. A nível nacional, a GS1 Portugal promove a sensibilização dos profissionais do setor da saúde para os benefícios da utilização de standards globais, que sustenta a identificação única e inequívoca dos produtos de saúde, a sua autenticidade e a segurança das pessoas.

Para mais informações sobre as sete metas de desempenho em sustentabilidade da GS1 Healthcare ou para acesso Estratégia de Sustentabilidade da GS1 HealthCare, por favor contacte a GS1 Portugal por e-mail (info@gs1pt.org), ou por telefone (21 752 07 51).

Veja as restantes notícias