A SUA EMPRESA É LEAN & GREEN?
Ainda não? Vamos a isso!
A GS1 Portugal é a entidade portuguesa responsável pela iniciativa Lean&Green no nosso país. Queremos ser o seu parceiro de confiança em matéria de sustentabilidade e descarbonização. Quer saber como?
O que é a inciativa LEAN & GREEN?
Lean&Green é a maior plataforma europeia de colaboração com vista à redução de emissões de CO2 associadas às operações logísticas e de transportes, incentivando as empresas a alcançar um nível de sustentabilidade mais elevado, pela redução da pegada carbónica.
Esta Certificação ambiental que incentiva e premeia as empresas mais sustentáveis está presente em 14 países no mundo e conta com mais de 600 empresas aderentes desde o lançamento, em 2008, nos Países Baixos. Até ao momento, Lean&Green já permitiu a redução de 2,5 megatoneladas de CO2, a nível global, o que terá evitado o degelo de superfície correspondente a 7 500 000 m2 de calotes polares.
O processo inicia-se com a definição de um Plano de Ação, para o máximo de 5 anos, com medidas concretas, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental pela diminuição de emissões de CO2 inerentes a operações logísticas e de transportes, com impacto positivo também em eficiência e redução de custos.
As empresas que aderem à iniciativa são sujeitas a uma auditoria inicial que avalia a pegada de carbono das atividades logísticas e de transporte, assim como a adequação do plano que se propõem implementar para as reduzir.
A adequação do Plano de Ação proposto para uma redução mínima de 20% de emissões a 5 anos é validada por uma auditora independente e reconhecida pela atribuição do Prémio Lean&Green.
S.Exa. o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia de atribuição das primeiras estrelas Lean&Green, em 2019.
São auditoras parceiras da GS1 Portugal nesta iniciativa:




Empresas participantes:


































Rumo à primeira Estrela
A atribuição de uma primeira estrela Lean&Green corresponde ao reconhecimento da primeira etapa atingida - redução de 20% de emissões.
1
Entrada no programa Lean&Green
2
Preparação do plano de Ação
3
Avaliação do plano de ação
4
Prémio
Lean & Green

5
Arranque do plano de ação
6
Monitorização
7
Auditoria
in-situ
8
1ª Estrela
Lean & Green

Ao longo dos 5 anos, as empresas são acompanhadas pela GS1 Portugal, com encontros semestrais de avaliação da implementação das medidas definidas.
O objetivo de todas as empresas participantes é a descarbonização das operações logísticas e de transportes: atingir 0% de emissões. Cada patamar alcançado é premiado com uma estrela Lean&Green, num total de 5.
Roadmap Lean & Green de Descarbonização das Operações Logísticas e de Transportes

Otimização
- Formação em condução eficiente;
- Otimização de rotas;
- Otimização de cargas;
- Aluguer de Paletes;
- Limitação de perdas de frio.
Renovação
- Veículos mais eficientes;
- Veículos eletréticos;
- Combustíveis Sintéticas/ e-Fuel;
- Hidrogénio;
- Otimização.
Colaboração
- Transporte colaborativo;
- Completar cargas;
- Evitar em vazio.
Quer fazer parte deste movimento de mudança? Conheça as vantagens:
Compliance
Pelo cumprimento de recomendações e requisitos da legislação nacional e internacional (Acordo de Paris de 2015; Decreto-Lei n.39, de 2013; Decreto-Lei 117, de 2010; Roteiro para a Neutralidade Carbónica; Regulamento da Taxonomia (UE) 2020/852, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 2020);
Liderança e auto-regulação
Na redução de emissões de CO2 inerentes a operações logísticas e de transportes;
Redução de custos
Associada à gestão mais eficiente das operações logísticas e de transportes e a um preço final mais competitivo;
Integração numa comunidade reconhecida por boas-práticas de redução de emissões
Participando em iniciativas colaborativas que geram soluções sustentáveis, alinhadas com uma crescente consciência ambiental;
Aceso a ferramentas e especialistas
Que permitirão melhorar a performance da supply chain;


Quer saber mais sobre as condições de adesão?
A GS1 Portugal é uma organização neutra e sem fins lucrativos. As condições de adesão à iniciativa Lean &Green estão disponíveis na tabela de preços, prevendo condições particularmente vantajosas para micro e PME e para empresas associadas da GS1 Portugal.