#MedSafetyWeek mobiliza doentes e o setor da saúde para o reporte de reações adversas a medicamentos

A GS1 Healthcare e todas as organizações membro da GS1 a nível mundial, entre as quais a GS1 Portugal, aderiram à #MedSafetyWeek na mobilização de doentes e dos agentes do setor da saúde para a informação e alerta relativo a eventuais reações adversas a medicamentos.

A #MedSafetyWeek é uma iniciativa anual que visa sensibilizar para as reações adversas a medicamentos e para a promoção da importância de sistemas de fármaco-vigilância, reconhecendo o papel desempenhado por profissionais de saúde, doentes, prestadores de cuidados e todos os demais stakeholders no alerta para suspeitas de reações adversas a medicamentos.

A campanha de 2023, que se realizou de 6 a 12 de novembro, tinha como tema “Quem pode reportar?” e enfatizava a forma como cada indivíduo, incluindo doentes, cuidadores, farmacêuticos, médicos e outros profissionais de saúde podem ser agentes de fármaco-vigilância.

Ao aderir a esta campanha a GS1 Portugal, enquanto organização membro da GS1, convidou todos os cidadãos e agentes das cadeias de valor da saúde em Portugal a partilharem este alerta de sensibilização nas redes sociais para o reporte de suspeitas de reações adversas a medicamentos. Para o efeito, foi disponibilizado um kit com materiais para utilização no seguinte link.

A #MedSafetyWeek é uma iniciativa do Uppsala Monitoring Centre , em colaboração com uma extensa rede de parceiros a nível global.

O Uppsala Monitoring Centre é um centro independente que visa a segurança de medicamentos e a investigação científica sobre novos fármacos num mundo em que a segurança e administração eficiente de medicamentos são um lugar-comum.

A GS1 Healthcare é uma comunidade internacional de stakeholders com intervenção no setor da saúde, que integra a GS1. Instituída em 2005, esta comunidade aberta e neutra lidera a implementação e desenvolvimento do Sistema de Standards GS1, melhorando a segurança dos doentes e a eficiência operacional da cadeia de abastecimento. A nível nacional, a GS1 Portugal promove a sensibilização dos profissionais do setor da saúde para os benefícios da utilização de standards globais, que sustenta a identificação única e inequívoca dos produtos de saúde, a sua autenticidade e a segurança das pessoas.

Veja as restantes notícias