GS1 Portugal calcula a pegada de carbono das empresas da saúde

A GS1 Portugal, entidade responsável pela implementação de standards para a promoção de maior eficiência ao longo de toda a cadeia de valor, disponibiliza um programa de cálculo das emissões de CO2, que ajuda as organizações do setor da saúde a calcular o seu impacto e tornar os seus negócios mais sustentáveis.

Tendo em conta a preocupação crescente das organizações com o respetivo impacto no ambiente, nas pessoas e na gestão, o cálculo das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) é considerado um fator crítico, elementar, de medição de impacto.


Para apoiar as empresas neste sentido, a GS1 Portugal disponibiliza um serviço de cálculo da pegada de carbono das empresas, de acordo com os standards internacionais disponíveis para o efeito – o Greenhouse Gas (GHG), desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), e a norma ISO 14064-1 – aplicando uma metodologia de cálculo de emissões GEE das organizações do setor.


As emissões das organizações são segmentadas em três grupos, consoante a sua origem: no âmbito 1 estão inseridas todas as emissões das operações que pertencem ou são controladas pela empresa que reporta a informação; no âmbito 2, as emissões associadas à produção de eletricidade, vapor, aquecimento ou refrigeração, adquirida e consumida pela empresa; e, no âmbito 3, as emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor da empresa que reporta, incluindo as emissões a montante a jusante.


“Este cálculo assenta num processo estruturado e meticuloso, que avalia todos os aspetos das emissões de CO2 e permite ter um verdadeiro impacto positivo nas empresas. O objetivo é simples e comum a todos os agentes: reduzir o impacto no meio ambiente e, por essa via, planear melhorias de desempenho que se refletem depois numa ação mais sustentável. A eficiência ambiental é condição de sustentabilidade e, nesse sentido, parte do nosso contributo para a sustentabilidade, com a prestação deste serviço”, afirma João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal.


Para mais informações sobre o serviço de cálculo da pegada de carbono, por favor consulte o website da GS1 Portugal ou contacte a equipa responsável por e-mail (info@gs1pt.org), ou por telefone ( 21 752 07 51).

Veja as restantes notícias