Informatização e digitalização do setor da saúde: a importância da comunicação entre Sistemas de Informação em análise

As diferenças entre informatização e digitalização foram o tema de análise do Painel de Debate subordinado ao tema ‘Informatizar vs Digitalizar: a importância da comunicação entre Sistemas de Informação’, integrado na agenda do 9.º Seminário de Saúde da GS1 Portugal.

Luís Ferreira, Vogal dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, e Óscar Gaspar, Presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, apresentaram perspetivas sobre estas duas abordagens numa conversa moderada pela jornalista Fernanda Freitas.

A importância de promover a acessibilidade, a literacia e o combate à infoexclusão para que as pessoas e os sistemas de saúde possam usufruir e beneficiar da evolução tecnológica, foi sublinhada por Luís Ferreira. “Com a Inteligência Artificial e a capacidade de gestão de dados vamos conseguir aproveitar a informação para melhorar o desempenho de um hospital ou de uma empresa”, afirmou o Vogal dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. “Caminhemos para um sistema que preste melhores cuidados de saúde à população para colocar o utente no centro, independentemente de este ir ao SNS ou procurar uma resposta no setor privado, porque as respostas têm de ser complementares.”, concluiu.

De modo complementar, Óscar Gaspar sublinhou que a tecnologia e as ferramentas digitais são o caminho para o futuro e contribuem para um maior acesso aos cuidados de saúde, afirmando que “Nós evoluímos mais num ano, entre março de 2020 e 2021, do que nos anteriores 10 anos. A crise pandémica fez com que este avanço se tornasse inevitável e que se derrubassem muitas barreiras”. “As questões da inteligência artificial não são questões do futuro, são questões que já estão a acontecer.”, acrescenta o Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

A 9.ª edição do Seminário de Saúde da GS1 Portugal decorreu, em formato híbrido, no dia 28 de junho. O vídeo do Seminário está disponível em online .

Veja as restantes notícias