O caminho para a modernidade que começou há 35 anos

É com incontido orgulho, mas com proporcional sentido de responsabilidade e espírito de missão que assinalamos o nosso 35.º aniversário. Temos um percurso de mais de três décadas de história marcado por uma constante e cada vez mais próxima parceria com o tecido empresarial português e, em particular, com os nossos Associados.

Assinalamos este aniversário num período de instabilidade e incerteza sem precedentes, por força da situação pandémica. Mas porque é nos momentos de adversidade que se reforçam laços e se provam a confiança e a proximidade, registamos níveis sem precedentes de novos associados – a um ritmo de cerca de 60 novos associados / mês, dos quais 80% são micro e PMEs – o que é indicador da vitalidade, resiliência e capacidade de reinvenção, de reconstrução do tecido empresarial português que reconhece na GS1 Portugal e nos serviços que presta uma incontornável mais valia, sobretudo as pequenas empresas. Reconhecem-nos competência para a capacitação para a transformação digital, para a participação em marketplaces e em plataformas de e-commerce.  Daremos a todos os nossos associados e ao tecido empresarial português testemunho de parceria e procuraremos, nas atuais circunstâncias como sempre, dar resposta às suas necessidades. Juntos vamos transpor mais este desafio.

João de Castro Guimarães | Diretor-Executivo GS1 Portugal

 

Principais marcos históricos da GS1 Portugal

Em Portugal, em 1985, surgiu uma organização que revolucionou o paradigma de distribuição em Portugal com a introdução de Standards globais que, ainda hoje, agilizam e simplificam a colaboração entre parceiros de negócio: a CODIPOR.

Fundada a 26 de novembro de 1885, introduz em Portugal o Sistema de Codificação EAN.UCC – atualmente conhecido como Sistema GS1, cuja aplicação resultaria em transformações disruptivas nas cadeias de abastecimento e logística no setor do Retalho e Bens de Consumo. O código de barras EAN-13 – o Standard mais conhecido deste Sistema – permitiu implementar a linguagem global dos negócios em todas as cadeias de valor, no ponto de venda e em plataformas digitais. Esta inovação surge num período em que, socialmente, o grande consumo e a distribuição moderna registavam índices de crescimento exponenciais e, tecnologicamente, surgiam ferramentas inéditas, com as novas tecnologias da comunicação e informação.

Em 2005, acompanhando a evolução das tendências produtivas, de distribuição e logísticas, a CODIPOR ratificava alterações no seu modelo de gestão e na sua identidade corporativa pela integração na organização internacional representante do sistema global de Standards – a GS1, passando a designar-se estatutariamente por GS1 Portugal-Codipor. Desta integração resulta a participação em novos grupos de trabalho e a disponibilização de novos serviços tecnológicos, relacionados com a rastreabilidade dos produtos alimentares através da aplicação do código GS1-128, do Aviso de Expedição e da Fatura Eletrónica. Neste período surgia também o EPC – Electronic Product Code (Código Eletrónico de Produto), o novo e sofisticado transportador de dados, de captura automática.  

35 anos depois da sua constituição, com uma plataforma de dados autónoma, uma solução de gestão global e múltiplas valência distintivas, a GS1 Portugal mantém a sua génese – organização multissetorial, neutra e sem fins lucrativos, e é uma das maiores associações empresariais do país, com mais de 9000 Associados, que correspondem a mais de 50% do PIB português. Opera em novos setores de atividade – da defesa à fiscalidade, passando pela saúde e pelo setor financeiro – oferecendo novos Standards e Serviços que, para além de eficiência logística, garantem a rastreabilidade, qualidade, verificação e interoperabilidade dos dados, bem como o compromisso com a sustentabilidade nas suas quatro vertentes – económica, social, ambiental e cultural.

A GS1 Portugal é, cada vez mais, a entidade parceira do tecido empresarial português, sobretudo micro e PME, que pretendam abraçar o desafio da transformação digital. 

A GS1 Portugal tem como missão liderar a melhoria da competitividade na cadeia de valor através de Standards, Soluções e transferência de conhecimento que a tornem mais eficiente e sustentável, proporcionando maior valor para o consumidor e servindo de facilitador da unidade de ação. Para o cumprimento desta missão a GS1 Portugal procura ser um parceiro vital dos associados em temas relativos à eficiência e competitividade na rede de valor a partir de uma posição neutra.