Impacto dos Standards GS1 em meio hospitalar em discussão no 40.º Healthcare User Group

A GS1 Portugal, entidade responsável pelo desenvolvimento de standards para a saúde, promoveu, no passado dia 05 de dezembro, o 40.º Healthcare User Group, que contou com a participação de especialistas do Hospital de Cascais, Global Office da GS1 e da GS1 Portugal, para debater e analisar as tendências no setor da saúde.

Nesta iniciativa, Géraldine Lissalde-Bonnet, Vice-Presidente do Setor da Saúde da GS1 Global Office, partilhou as atualizações relativas ao Regulamento dos Dispositivos Médicos.

Na sua intervenção, abordou a importância da adoção de um novo enquadramento legislativo que preveja que todos os dispositivos médicos comercializados na União Europeia passem a dispor de um identificador único (UDI – Unique Device Identifier), sublinhando que a atualização dos regulamentos é importante para “melhorar a vida dos cidadãos através de soluções de saúde inovadoras”, que garantam a rastreabilidade e a segurança dos produtos e dos doentes.

Ainda na 40.ª edição do Healthcare User Group, Dulce Cachata Gonçalves, Chief Innovation Officer do Hospital de Cascais, deu a conhecer os desafios e oportunidades da adoção da tecnologia no setor da saúde, nomeadamente no meio hospitalar, destacando a sua importância para rastrear medicamentos, agilizar processos e garantir a segurança do paciente.

Neste âmbito, a Chief Innovation Officer do Hospital de Cascais afirmou que é fundamental “incorporar a tecnologia nos processos sem perder de vista a essência que é o cuidado centrado no doente”.

Esta edição do HUG acolheu também, pela primeira vez, a apresentação dos benefícios em agregação e partilha de informação do Standard GS1 Digital Link.

Numa intervenção protagonizada por Pete Alvarez, Senior Director, Identification and Data Strategy da GS1 Healthcare, foram dadas a conhecer as vantagens deste Standard que remete para uma plataforma digital onde se pode agregar tanta informação quanto necessária, não carecendo da simbologia bidimensional para remeter para essa plataforma, ao contrário do QR Code.

“Ao permitir conectar o produto físico com a informação online, o GS1 Digital Link permite saber mais e conectar o futuro da saúde com um simples scan”, reflete.

A próxima edição do Healthcare User Group decorre, em formato híbrido (online, em link a distribuir com inscrição, e presencial na sede da GS1 Portugal), no dia 19 março. Para inscrições contactar healthcaregs1portugal@gs1pt.org

Veja as restantes notícias