Cinquenta anos depois do primeiro scan do código de barras, vinte líderes das maiores organizações mundiais assinaram um acordo global de apoio à transição para os Códigos QR com os Standards GS1 de forma revolucionar a experiência do consumidor.

Cinquenta anos depois do primeiro scan do código de barras, vinte líderes das maiores organizações mundiais assinaram um acordo global de apoio à transição para os Códigos QR com os Standards GS1 de forma revolucionar a experiência do consumidor.
No 50º aniversário do primeiro scan do código de barras, 20 líderes da indústria – incluindo marketplaces como Alibaba.com, retalhistas como Carrefour e marcas como Procter & Gamble, estão a apelar à adoção global de Códigos QR utilizando os Standards GS1. Estes códigos bidimensionais prometem uma revolução completa da experiência do consumidor.
Desde a sua criação nos anos 70, retalhistas e fabricantes têm trabalhado com a GS1 para adotar o original código de barras enquanto forma universal de identificar produtos, e é agora usado em mais de 1 bilião de produtos e lido através de um scan mais de 10 biliões de vezes por dia. Hoje, os líderes da indústria mundial estão novamente unidos para a segunda revolução dos códigos – suportando a transição global para os Códigos QR através dos Standards GS1.
Revolucionar a experiência do consumidor
Ao contrário dos tradicionais códigos de barras, os Códigos QR promovidos pelos Standards GS1 podem conectar os consumidores a uma grande quantidade de informação de produto, elevando a sua experiência – incluindo instruções de utilização e reciclagem, segurança, informação nutricional e certificações da indústria.
Com a informação facilmente acessível através dos smartphones, esta realidade abre uma variedade de novas oportunidades para consumidores, fabricantes e retalhistas – possibilitando toda a informação que os consumidores precisam e pretendem, melhorando a rastreabilidade, e conduzindo à eficiência através das cadeias de abastecimento, enquanto continuam a permitir o scan no ponto de venda.
Ambição 2027
As organizações que se unem à GS1 neste objetivo são um conjunto de líderes de marcas, fabricantes e marketplaces que apresentam um valor de mercado de mais de 1,3 triliões de dólares. Operam em mais de 150 países e alcançam biliões de consumidores em todos o mundo – abrindo caminho para o sucesso deste projeto.
O objetivo desta colaboração é ambicioso, mas claro: até 2027, os Códigos QR promovidos pelos Standards GS1 devem ser amplamente adotados. Para alcançar a meta, os fabricantes devem começar a implementar os Códigos Qr da GS1 nos seus produtos, enquanto retalhistas devem assegurar a leitura destes mesmos códigos nos pontos de venda, adaptando os scans.
Esta mudança já começou através de uma tecnologia testada em 48 países. representando 88% do PIB mundial.
Pode consultar a declaração conjunta global AQUI.
Para saber mais sobre os Códigos QR da GS1, por favor consulta esta página.