Broliveira reduz em 20% emissões de C02 e conquista estrela Lean&Green

A transportadora Broliveira reduziu em 20% as emissões de dióxido de carbono equivalente por unidade transportada na sua operação logística e de transporte, o que lhe valeu uma estrela Lean&Green, o programa de descarbonização que a GS1 Portugal representa no nosso país.

O programa procura reduzir a pegada carbónica das cadeias de valor, através da redução das emissões de dióxido de carbono equivalente por unidade de produto transportada, especificamente neste segmento de operações.

Com a atribuição desta primeira estrela, “o programa Lean & Green reconhece todo o trabalho realizado na última década, nomeadamente a adoção de políticas de controlo de consumos de combustível e aquisição de equipamentos que priorizam a modernização técnica e ambiental”, afirma Cecília Pereira, responsável do departamento de qualidade, ambiente e segurança da empresa especializada em transporte rodoviário internacional de mercadorias.

Implementado em 14 países, a maioria dos quais europeus, o programa conta já com 600 empresas que integram uma rede de partilha de boas práticas, promovendo a divulgação de testemunhos e casos de estudo entre os seus membros. Até ao momento, a iniciativa europeia já permitiu a redução de 2,5 megatoneladas de dióxido de carbono equivalente.

“Vemos na Broliveira um exemplo inspirador de empenho continuado para alcançar níveis de sustentabilidade cada vez mais elevados. Acreditamos que seja estímulo à adoção de compromisso semelhante pelos seus parceiros e pelas cadeias de valor em que se insere”, comenta João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1.

Com esta certificação, a Broliveira junta-se às empresas Delta Cafés, Nestlé Portugal, Pingo Doce, Herdade dos Grous, Intraplás, FirstRule e Granfer, entre outras.

Veja as restantes notícias