GS1 AISBL

Fazemos parte de uma Organização Internacional.

A CODIPOR é a GS1 Portugal.

Em 2005, com a integração da CODIPOR na GS1 AISBL, enquanto organização-membro, tornámo-nos os representantes do Sistema Global GS1 em Portugal.

A GS1 AISBL (GS1) é uma organização internacional, sem fins lucrativos, com estatuto consultivo reconhecido pela Nações Unidas e que se dedica a apoiar as empresas e organizações na adoção de uma linguagem global, interoperável, geradora de eficiência. A GS1 está presente em mais de 150 países, com mais de 116 organizações-membro.

A nível internacional, a GS1 é parceira e colabora com múltiplas organizações internacionais e regionais.

  1. UNGC -United Nations Global Compact: definição de “Food and Agriculture Business Practices” (FABP);
  2. UNHCR – Agência das Nações Unidas para os Refugiados, UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e PAM – Programa Alimentar Mundial: definição de Data Standards for Humanitarian Logistics ;

 

  1. NATO – Organização do Tratado do Atlântico Norte: Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a NATO Standardisation Agency (NSA) e GS1.
  2. OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico: colaboração no âmbito do “Global Recalls Portal”;

 

  1. WCO – Organização Mundial Aduaneira: Acordo de Cooperação no Combate à Contrafação.
  2. ISO – International Organisation for Standardisation: reconhecimento dos Standards GS1 pela ISO, nas suas múltiplas aplicações.
  3. GLEIF – Global Legal Entity Identifier Foundation: a GS1 é uma Unidade Operativa Local (LOU – Local Operating Unit), acreditada pela GLEIF, autorizada para atribuição de códigos e prestação de serviços relativos aos Legal Entity Identifiers, a nível global.

 

Comissão Europeia: 

  1. No setor da saúde: a GS1 foi nomeada pela Comissão Europeia como a entidade emissora de códigos de identificação única de dispositivos (UDI – Unique Device Identification). 
  2. Prevenção da contrafação e comércio ilícito: No âmbito de uma iniciativa pioneira em Portugal e Espanha, a GS1 Portugal e a associação que integra a sua congénere espanhola, GS1 Espanha, a Associação Espanhola de Fabricantes e Distribuidores – AECOC, colaboram com as entidades emitentes dos dois países na operacionalização de um sistema – Fighting Illicit Trade – que garante que todos os intervenientes económicos envolvidos na produção e distribuição de tabaco registam os movimentos de todas as embalagens individuais produzidas e transacionadas, bem como todos os movimentos intermédios.

 

Cruz Vermelha Internacional, Crescente Vermelho Internacional, Médicos Sem Fronteiras: colaboração no âmbito da Iniciativa Humanitária da GS1 a nível global, prevendo os Data Standards for Humanitarian Logistics.

Fazemos parte de uma Organização Não Governamental Internacional

A sede internacional está localizada em Bruxelas, mas a ação decorre todos os dias, a toda a hora, em todo o mundo. Em todos estes países, a GS1 é a parceira vital de mais de um milhão de empresas, ajudando-as a identificar produtos, serviços, localizações ou até pessoas da mesma forma… em Portugal ou na China.