GS1 Portugal apresenta Plano Estratégico para setor da saúde

A GS1 Portugal apresenta o Plano Estratégico do Setor da Saúde para o biénio 2023-2024 dando assim conta aos seus stakeholders, comunidade e membros do setor o impacto e declinação local das prioridades globais da GS1 para o setor da saúde.

Este Plano prevê as principais metas, objetivos e estratégias com vista à promoção da eficiência, segurança e qualidade na cadeia de abastecimento da saúde em Portugal.

Entre as principais áreas de intervenção prevê-se a ação da organização nos domínios da rastreabilidade, integração de dados, eficiência operacional, conformidade regulamentar e segurança do doente.

No domínio da rastreabilidade, a GS1 Portugal propõe-se implementar soluções que permitam a rastreabilidade de medicamentos, dispositivos médicos e produtos de saúde em toda a cadeia de abastecimento da saúde em Portugal, e internacionalmente.

No que se refere à integração de dados, o plano estratégico prevê uma ação da GS1 Portugal na promoção da integração de sistemas de informação em hospitais, clínicas e laboratórios, promovendo a troca eficiente de informação, melhorando a qualidade dos dados, e consequentemente, aumentado a segurança dos doentes.

No domínio da eficiência operacional, a GS1 Portugal prevê contribuir para a eficiência operacional de todos os elos da cadeia da saúde, incluindo hospitais, distribuidores e armazenistas, laboratórios farmacêuticos, farmácias e parafarmácias, otimizando a gestão interna, reduzindo erros associados, melhorando a gestão de doentes e otimizando recursos.

Quanto ao domínio da conformidade regulamentar e segurança do doente, com o Plano Estratégico a GS1 Portugal enuncia iniciativas que visam também garantir a conformidade com regulamentos nacionais e internacionais, especialmente no que diz respeito à identificação e rastreabilidade.

O Plano Estratégico do Setor da Saúde para o biénio 2023-2024 está disponível no website da GS1 Portugal em https://gs1pt.org/wp-content/uploads/2023/11/Plano-Estrategico-Setor-Saude-23-24.pdf . Para mais informações por favor contacte a GS1 Portugal em +(351) 21 752 07 51 ou +(351) 21 752 07 40, ou por e-mail em info@gs1pt.org

Veja as restantes notícias