GS1 Portugal promove debate sobre o impacto dos princípios regulamentares e colaborações tecnológicas para a eficiência

A GS1 Portugal promoveu, no passado dia 26 de setembro, o 39.º Healthcare User Group, onde, com a colaboração da APIFARMA e da Addvolt e a participação de interlocutores do setor no debate sobre os mais recentes desenvolvimentos aplicáveis aos princípios regulamentares e colaborações tecnológicas no setor da saúde, nomeadamente no âmbito da sustentabilidade.

Regulamento dos Dispositivos Médicos para Diagnóstico in vitro

Dando a conhecer a perspetiva da indústria farmacêutica, Catarina Pecorelli, representante da Roche/APIFARMA, partilhou o ponto de situação sobre o Regulamento dos Dispositivos Médicos para Diagnóstico in vitro, que estabelece as regras aplicáveis à colocação, disponibilização no mercado ou entrada em serviço desses mesmos dispositivos para uso humano e dos respetivos acessórios na EU.

Nesse sentido, foram discutidas as principais alterações que advêm do regulamento atual, nomeadamente o alargamento do âmbito de aplicação, a reclassificação de acordo com o risco, a implementação do UDI e o maior envolvimento dos Organismos Notificados.

De seguida, foram abordadas as alterações ao Regulamento 2017/747, que se deveram à crise de saúde pública, à complexidade do regulamento, à capacidade limitada dos organismos notificados e à indisponibilidade de recursos para os dispositivos fabricados in-house, e também os processos de transição RDIV para os Fabricantes, Distribuidores e Importadores.

Plano Estratégico do Setor da Saúde na GS1 Portugal

Sofia Perdigão, Gestora de Saúde da GS1 Portugal, apresentou um resumo do Plano Estratégico Global da GS1 Healthcare, bem como a sua adaptação à realidade da GS1 Portugal.

A GS1 Healthcare idealiza um futuro em que o setor da saúde atinge uma implementação harmonizada de standards globais nas transações comerciais e nos processos clínicos, permitindo interoperabilidade, elevada qualidade e eficiência na execução de cuidados de saúde para benefício do paciente.

Nesse sentido, começou por ter como foco a cadeia de abastecimento e a qualidade dos dados, entre 2005 e 2006; mais tarde, entre 2016 e 2022, uniu os seus esforços para contribuir para a melhoria da segurança do paciente; e, atualmente, adiciona ainda às suas prioridades, entre 2023 e 2027, a transformação digital.

O plano estratégico da GS1 Portugal está em linha com a missão da GS1 Healthcare e tem em conta sete pilares de ação: implementação de standards, parceiros tecnológicos, identificação da embalagem primária, tecnologias emergentes, utilização de um código único, interoperabilidade e stakeholders.

Inovação Sustentável: Transportes ambientalmente sustentáveis no setor da saúde

De seguida, a intervenção de Catarina Silva, da Addvolt, teve especial enfoque na importância dos transportes sustentáveis no setor da saúde, nomeadamente com inclusão de bateria Addvolt (primeiro plug-in hybrid do mundo).

De acordo com a especialista, a transformação digital, as pessoas, os custos de energia e uma maior autonomia nas operações são as principais necessidades de inovação no setor farmacêutico, o que acarreta desafios nomeadamente ao nível da eficiência, dos custos e da sustentabilidade.

Tendo isto em conta, foi feito o enquadramento da Logística de Frio na Indústria Farmacêutica, que tem como principal objetivo criar uma logística mais eficiente e inteligente.

Alegações ambientais & Greenwashing

Por fim, com foco na Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade (CSRD), na Proposta de Diretiva de alegações ambientais (Green Claim Directive) e no contexto nacional, Marta Résio, Gestora de Comunicação da GS1 Portugal partilhou a agenda pública no que diz respeito à sustentabilidade e deu a conhecer o conceito de greenwashing.

Greenwashing consiste na prática de posicionamento enganoso de um bem, associando-o a um impacto ambiental positivo, sem que essa característica tenha correspondência de facto, visando atrair mais consumidores, sobretudo os que a valorizam.

A Diretiva Green Claims é uma declaração veiculada na comunicação comercial que sugere que um produto ou serviço reúne atributos com impacto positivo ou menos nocivo no ambiente. Nesse sentido, visa melhorar a rotulagem, acabar com as alegações enganosas e capacitar os consumidores para a transição ecológica.

Fazendo a ponte com a CSRD, foi apresentado o Relatório de Sustentabilidade enquanto ferramenta de redefinição estratégica, e não apenas enquanto checklist, consistindo num instrumento que impulsiona a forma de atuar das empresas na gestão de projetos e de negócios na sua cadeia de valor, essencial para a prevenção do greenwashing.

O encerramento do evento foi da responsabilidade de Raquel Abrantes, da GS1 Portugal, que partilhou os próximos eventos neste âmbito a decorrer nacional e internacionalmente.

Veja as restantes notícias