Lean & Green certifica redução das emissões no setor da saúde

Lean & Green, a maior plataforma europeia de colaboração com vista à redução de emissões de CO2e associadas às operações logísticas e de transportes, lança às empresas do setor da saúde o desafio do planeamento da redução voluntária de emissões, garantido a auditoria e certificação dos compromissos e metas que assumem.

Representado, no nosso país, desde 2019, pela GS1 Portugal, e com uma abrangência multissetorial já comprovada, o programa Lean & Green disponibiliza uma certificação ambiental a todas as empresas que definam um plano de ação para a redução das respetivas emissões nas operações logísticas e de transporte e que apresentem evidências de efetiva redução. O programa começa por atribuir um prémio aos Planos de Ação para um limite temporal máximo de 5 anos apresentados pelas empresas candidatas. Os Planos de Ação devem prever medidas concretas, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental pela diminuição de emissões de CO2e inerentes a operações logísticas e de transportes, com impacto positivo também em eficiência e redução de custos. Na fase de implementação do plano validado, o programa Lean & Green reconhece com uma estrela as empresas que reduzam pelo menos 20% das suas emissões, com duas estrelas as empresas que reduzam mais de 25% e com três estrelas as empresas que reduzam mais de 30%. 

São auditoras parceiras de Lean & Green em Portugal a Ernest & Young, a Deloitte, a Bureau Veritas e a KPMG. 

O programa Lean & Green conta em Portugal com 26 empresas participantes, de vários setores de atividade, dos transportes ao retalho, passando pelo setor da saúde.

O programa Lean & Green opera em 16 países e conta com mais 600 empresas participantes, mobilizadas para um contributo decisivo para a prossecução das metas de descarbonização previstas no Acordo de Paris. 

Para mais informações sobre o programa ou para adesão, por favor aceda ao website da GS1 Portugal ou contacte a equipa de gestão do programa em leanandgreen@gs1pt.org ou através de telefone +(351) 21 752 07 51.

Veja as restantes notícias