GS1 PORTUGAL

Somos a organização responsável pela introdução do código de barras em Portugal, em 1985, fundada por produtores e distribuidores.

Somos uma associação de direito privado e sem fins lucrativos, reconhecida como entidade de Utilidade Pública em 2013. Pautamos a nossa conduta por princípios de neutralidade, imparcialidade e independência. Somos organização-membro da GS1 AISBL, a entidade global líder no desenvolvimento de standards e serviços de valor acrescentado, promotores da eficiência, segurança e sustentabilidade.

O Sistema GS1, que representamos em Portugal, é um sistema de standards globais que promove a colaboração, interoperabilidade e rastreabilidade das cadeias de valor através da identificação, captura e partilha de dados de produto e serviços de valor acrescentado.

Em Portugal, somos uma associação empresarial multissetorial, reunindo empresas – entre produtores de matérias-primas, retalhistas, produtores de marcas e distribuidores – associações setoriais, prestadores de serviços tecnológicos, entre outras organizações.

Visite agora a GS1 Portugal.

"

Queridos Amigos, aqui sinto-me em casa.

"

Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia de entrega dos primeiros prémios e estrelas Lean & Green, Dezembro 2020

O nosso propósito

Acreditamos no poder dos standards para alterar a forma como trabalhamos e vivemos. Esse é o nosso propósito.

A nossa Visão

Sermos reconhecidos como parceiros neutros e de confiança na criação de valor através dos standards e serviços de valor acrescentado.

A nossa Missão

Liderar a melhoria da competitividade na cadeia de valor através de standards, soluções e transferência de conhecimento que a tornem mais eficiente e sustentável, proporcionando maior valor para o consumidor e servindo de facilitador da unidade de ação.

fotografia por Laura Deus

História

Há 38 anos que apoiamos a eficiência da comunidade empresarial

A GS1 Portugal é a CODIPOR – Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos, constituída a 26 de novembro de 1985, por retalhistas a produtores para gerir, a nível nacional, o Sistema Internacional EAN.UCC (European Article Numbering /Uniform Code Council) e desenvolver outros sistemas de simplificação e normalização da atividade de empresas e organizações.

Em abril de 2005, a CODIPOR integrou a GS1 AISBL, organização internacional orientada pelo lema “one global system, one global standard, one global solution, number one standards organization”. A partir desta data, tornámo-nos os representantes do Sistema Global GS1 em Portugal, integrámos novos Grupos de Trabalho e desenvolvemos novos serviços.

Hoje, identificamo-nos como GS1 Portugal.

Alguns marcos importantes da nossa evolução…

Inauguração da Sede e Centro de Inovação e Competitividade GS1 Portugal

Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou a 14 de novembro de 2016 a nova sede da GS1 Portugal, localizada no Campus do IAPMEI, em Lisboa, em que está integrado o Centro de Inovação e Competitividade.