Relação entre crise e eficiência em análise no 9.º Seminário de Saúde da GS1 Portugal

A questão ‘A crise será uma oportunidade para a eficiência?’ procurou respostas e perspetivas no âmbito de um Painel Debate dedicado a este tema, promovido pela GS1 Portugal durante o 9.º Seminário de Saúde.

A relação entre a atual crise económica e as oportunidades de eficiência foram equacionadas por Ana Escoval, Vogal da APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar; Heitor Costa, Diretor de Assuntos Institucionais e Inovação da APIFARMA; Julian Perelman, Professor Catedrático de Economia da Saúde da Escola Nacional Saúde Pública; e com moderação de Fernanda Freitas, jornalista, fundadora da Plataforma Eixo Norte Sul e Presidente da Associação Nuvem Vitória.

Perante tantos desafios que o setor enfrenta nas diferentes dimensões, Ana Escoval destacou a importância de aprender com as crises para uma comunicação e gestão mais eficientes por parte dos sistemas de saúde, pois “uma das coisas que a pandemia nos trouxe foi a necessidade imperiosa de comunicarmos bem e falarmos uns com os outros”. Nesse sentido, afirmou que temos bons sistemas de informação, mas sublinhou a necessidade de mapear melhor os processos e gerir a comunicação de uma forma mais eficiente.

No mesmo âmbito, Heitor Costa explicou que “a crise exigiu que em tempo recorde se mobilizassem recursos e que esses recursos fossem postos em comum com outros, para todos trabalharmos no mesmo sentido”. “Não gosto muito de falar das crises como oportunidades. As crises nunca são boas, são desafios que exigem que olhemos os problemas com outros olhos, procurando soluções diferentes e políticas com foco no futuro”, refletiu o Diretor de Assuntos Institucionais e Inovação da APIFARMA.

Julian Perelman concluiu que uma gestão sustentável e eficiente dos recursos, nomeadamente ao nível da tecnologia é fundamental para melhorar a capacidade de resposta dos sistemas e profissionais de saúde, sublinhando que “os sistemas de informação podem ser ótimos, mas, por trás, tem de haver um sistema que nos diga qual a informação de que precisamos e que nos apoie na tomada de decisão”.

A 9.ª edição do Seminário de Saúde da GS1 Portugal decorreu, em formato híbrido, no dia 28 de junho. O vídeo do Seminário está disponível em online .

Veja as restantes notícias