Roadmap para o crescimento do CPG

Usar dados de qualidade para reacender a confiança do consumidor e aumentar o valor da marca

  • Quando se discute a confiança dos consumidores, a inflação é frequentemente a que recebe mais atenção. No entanto, as pressões macroeconómicas delineadas pelo Fórum Económico Mundial (The World Economic Forum ) vão persistir para além do abrandamento da inflação. Nesta série de duas partes, a NIQ irá abordar os fatores macroeconómicos, atuais e futuros, que influenciam a confiança do consumidor e indicar estratégias para o sucesso;
  • A primeira parte, que abrange o curto prazo (0-2 anos), irá analisar a inflação e a influência que está a ter nas empresas e nos consumidores. A NIQ também destacará os dados essenciais necessários para incutir confiança nos consumidores e oferecer insights de planeamento estratégico para o sucesso a curto e longo prazo;
  • A segunda parte, com lançamento previsto para 10 de agosto, irá explorar as variáveis macroeconómicas de longo prazo (3-10 anos) que afetam a confiança do consumidor e irá fornecer as alavancas de crescimento para combater estes fatores.
Fonte: NIQ


O caminho para o crescimento

Existe uma ligação, clara e óbvia, entre os gastos dos consumidores e a prosperidade das empresas. No entanto, o que pode ser menos visível é como as marcas podem promover uma “mentalidade de prosperidade” nos consumidores para impulsionar o crescimento do volume a longo prazo e margens mais altas.

Para isso, as marcas e os retalhistas de CPG devem enfrentar os desafios atuais da inflação e antecipar os futuros obstáculos macroeconómicos que podem afetar a confiança do consumidor. No curto prazo, a crise do custo de vida surge como o principal risco global, de acordo com a pesquisa Global Risk Perception do Fórum Económico Mundial. Olhando para o futuro, as pressões ambientais e a urgência de atenuar e adaptar-se às alterações climáticas tornar-se-ão primordiais. Estas perturbações irão testar a confiança, a resiliência e a prosperidade dos consumidores, desfaiando as empresas a adaptarem-se, a inovarem e a aproveitarem as oportunidades de crescimento.

Infografia sobre riscos globais classificados por severidade de acordo com o Fórum Económico Mundial

Os fabricantes e retalhistas de CPG enfrentam agora um duplo desafio para o crescimento. As suas estratégias devem ter em conta o papel que podem desempenhar na construção da prosperidade e da confiança dos consumidores. As empresas devem aumentar o valor da marca no presente, enquanto se preparam estrategicamente para as mudanças que irão afetar os consumidores.

Os dados desempenham um papel crucial para ajudar as empresas e os consumidores a alcançar o crescimento atual e futuro. As empresas dotadas de uma visão completa do que os consumidores querem e precisam não só obterão uma compreensão mais profunda de como impactar efetivamente a subsistência do consumidor, mas também estarão melhor informadas para inovar e obter vantagens competitivas.

Como ajudar, hoje, os consumidores: reavivar a confiança dos consumidores para gastar

Os consumidores procuram a ajuda das empresas, como evidenciado pela análise da Interbrand, onde fica demonstrado que a maioria dos consumidores, em todo o mundo, espera que as marcas os ajudem a prosperar. O relatório Consumer Outlook 2023 da NIQ enfatiza ainda mais a necessidade de ação, revelando que os consumidores já estão a alinhar os seus gastos futuros com marcas que os ajudarão a crescer.

Gráficos que comprovam a procura atual dos consumidores globais por prosperidade, junto das marcas

Os consumidores encontram-se num ponto de rutura

Além dos óbvios disruptores económicos atuais – na bomba de gasolina, na prateleira e no carrinho de supermercado –  a uma escala maior, os consumidores estão num ponto de rutura, e estes desafios estão a limitar os gastos globais e as taxas de consumo. Os dados da NIQ mostram que a maioria (64%) dos consumidores globais diz sentir-se mentalmente ansioso em relação ao futuro e desconfortável com o ritmo acelerado de mudança na vida. Líderes, tomem nota: o poder de compra dos consumidores em todo o mundo enfraqueceu, os consumidores estão a exibir sinais de choque financeiro futuro e a necessidade de promover uma “mentalidade de prosperidade” é alta.

Aprofundando este ponto, uma análise recente da NIQ oferece uma visão completa dos desafios para as carteiras atuais dos consumidores. De acordo com os dados, o efeito composto da inflação, no mundo, criou um declínio substancial no poder de compra. O gráfico abaixo mostra, em 10 mercados globais, o atualmente equivalente aos 100 dólares de 2021:

Infografia sobre efeito composto da inflação no mundo

Onde o poder de compra foi significativamente impactado?

A redução do poder de compra dos consumidores em todo o mundo é percetível de diferentes formas entre regiões. Para fabricantes e retalhistas de CPG, a orientação da NIQ destaca as zonas prioritárias globais onde o poder de compra do consumidor foi significativamente impactado. Em regiões como o Brasil, a Índia, os Estados Unidos e excessivamente em mercados hiperinflacionados como a Argentina e a Turquia – o poder de compra dos consumidores foi esgotado além da média global. Para os agentes nestas regiões, é importante considerar como a empresa pode desempenhar um papel mais significativo no retorno dos consumidores a uma mentalidade de consumo mais saudável.

Para um contexto adicional, em todo o mundo, os níveis de consumo estão a diminuir. As pessoas estão a gastar mais, mas a comprar menos. Com os mercados globais enfrentando desafios novos e únicos, as oportunidades de crescimento estão em decisões mais estratégicas e focadas no ganho de quota de mercado na categoria onde atuam.

Para impulsionar o crescimento além dos preços, é crucial entender que os consumidores estão à procura, ativamente, de maneiras de economizar e estão a confiar nas marcas e retalhistas para fornecer valor significativo no seu dia-a-dia. Obter uma compreensão abrangente do comportamento do consumidor global é essencial para maximizar a eficácia e a influência.

Nos EUA, o aumento dos preços impactou quase todos os departamentos de CPG, apesar da estabilização recente da inflação. Os principais departamentos de alimentação depararam-se com preços unitários médios particularmente altos no último mês. A queda no consumo, em volume, de produtos CPG, em comparação com o mesmo período do ano passado, gerou alguma preocupação no setor. A inflação dos alimentos nos EUA abrandou, mas permanece relativamente elevada, em torno de 6%, com uma diminuição de 2% no consumo unitário. Os preços não alimentares também aumentaram 6%, mensalmente, mas os consumidores recuaram, resultando numa queda de 5% nas vendas unitárias. Atualmente, 35% dos compradores estão focados em comprar apenas itens essenciais, ressaltando a importância do valor como um motor de crescimento.

À medida que o foco financeiro se agudiza, o crescimento da CPG continuará a ser impulsionado por fontes de poupança, como produtos de marca própria, retalhistas com desconto e o crescimento de produtos vendidos em promoção. 

Onde cultivar o crescimento

  • A mudança de preferências para marcas próprias
  • A mudança de preferência por retalhistas de valor
  • A crescente mudança para omnishopping
  • A mudança de foco para reivindicações priorizadas
  • A mudança de foco para ofertas e promoções

 

Perguntas Orientadoras para o Crescimento

  • Reconhecendo esta nova realidade de consumo, de que forma a empresa pode responder às necessidades dos consumidores no espectro de valor para aumentar o potencial de gastos futuros?
  • No ambiente promocional ferozmente competitivo, que iniciativas estratégicas – além do preço – a empresa pode implementar para envolver e sustentar efetivamente os consumidores que alteram para categorias mais baixas?
  • Como se adaptará para fazer face à situação económica sobrecarregada e fragmentada dos consumidores? Que estratégias a empresa pode implementar para acomodar níveis de preços polarizados, adaptar o sortido e expandir as ofertas?
  • Com a diminuição do espaço nas prateleiras, como pode a empresa otimizar o portfólio de produtos para maximizar a procura do consumidor? Quantos produtos deve a empresa ter por segmento, tamanho e marca? Tem conhecimento de quais os produtos do portefólio que estão a impulsionar e a inibir o crescimento?
  • O que representa a marca na era atual do consumo orientado para o valor? Como pode alinhar a identidade da marca com a evolução das necessidades e expectativas dos consumidores? Que oportunidades existem para inovar?

Conclusão

Para alcançar o crescimento no cenário de consumo em evolução, as empresas devem adotar uma abordagem equilibrada que considere tanto os resultados de negócios de curto prazo quanto a relevância comercial de longo prazo. Confiar apenas em estratégias de crescimento passadas não será suficiente para os líderes de CPG e retalho conseguirem um crescimento significativo de volume e margem bruta.

As empresas podem promover uma «mentalidade de prosperidade», enfrentando os desafios atuais da inflação e antecipando futuros obstáculos macroeconómicos que possam afetar a confiança dos consumidores nas despesas.

Os dados irão um papel crucial para ajudar as empresas a prosperar. As empresas equipadas com uma visão completa do que os consumidores querem e precisam irão ganhar uma vantagem competitiva. Os dados de qualidade serão fundamentais para permitir a tomada de decisões estratégicas e diversificar as estratégias de crescimento. Ao antecipar fatores macroeconómicos que impactam os consumidores, as empresas podem ficar à frente dos padrões de consumo emergentes e das normas comportamentais.

Veja as restantes notícias