A GS1, entidade que a GS1 Portugal integra, a par de outras 115 organizações membro a nível internacional na representação do único Sistema de Standards globais e interoperáveis, lançou recentemente a iniciativa #ScanMyGS1DM, com o objetivo de promover a leitura de GS1 Datamatrix pelas câmaras fotográficas, para além do QR-Code.
Atualmente, os pacientes não têm a possibilidade de fazer scan de um GS1 DataMatrix utilizando o seu telemóvel, pois a Apple e a Google ainda não capacitaram as respetivas soluções tecnológicas para a leitura deste código bidimensional específico.
Esta iniciativa da GS1 procura destacar o impacto da ausência desta funcionalidade, envolvendo a Apple e a Google numa ação de sensibilização, com vista à adoção de funcionalidades de leitura para códigos bidimensionais GS1 DataMatrix. O objetivo fundamental desta iniciativa é proporcionar uma experiência de cuidados de saúde mais eficiente e segura, assente na possibilidade de os equipamentos móveis poderem ler instantaneamente códigos bidimensionais em medicamentos ou dispositivos médicos. Esse será um contributo determinante para melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde e a segurança do paciente, pela adoção de mecanismos que permitam esta capacitação pela digitalização.
A campanha, representada pelo hashtag #ScanMyGS1DM, visa a sensibilização para esta causa, enfatizando a necessidade de reconhecimento e descodificação dos códigos bidimensionais GS1 DataMatrix, semelhante à funcionalidade estabelecida para os códigos QR.
Mais informações sobre esta iniciativa disponíveis em GS1 DataMatrix scanning | GS1