Sensibilização para a falsificação de medicamentos mobiliza cidadãos e organizações em campanha internacional

A GS1 Healthcare e a Fight the Fakes Alliance uniram esforços numa campanha global que decorre de 4 a 10 de dezembro e visa sensibilizar para o perigo dos medicamentos falsificados e de qualidade não comprovada.

O objetivo desta campanha é sensibilizar o público em geral e os operadores das cadeias de valor da saúde para o impacto de uma utilização incorreta dos Standards GS1 em medicamentos e dispositivos médicos, alertando para as consequências da falsificação de medicamentos. Ainda que se registe de modo abrangente um pouco por todo o mundo, este fenómeno tem expressão particularmente grave em África, motivo pelo qual a campanha faz incidir o seu foco, nesta edição, sobre a realidade dos medicamentos falsificados nesse território e o respetivo impacto na saúde dos doentes.

A campanha salienta que os Standards GS1 permitem a rastreabilidade dos produtos farmacêuticos, do fabricante ao doente, garantindo a não falsificação. Esta rastreabilidade permite aos prestadores de cuidados de saúde e autoridades reguladoras detetar medicamentos falsos, denunciar essa situação e impedir a sua distribuição.

A Fight the Fakes Week prevê no website da um conjunto vasto de iniciativas que os cidadãos e organizações podem adotar, com impacto na sensibilização. Da redação de cartas abertas à promoção de iniciativas pedagógicas de sensibilização, passando pela organização de painéis-debate, a campanha apresenta uma lista de mais de 10 sugestões que integram o toolkit da campanha e um playbook.

Mais informações e sugestões de adesão estão disponíveis no website da campanha em https://fightthefakes.org/fight-the-fakes-week-4-10-december-2023/ .

A GS1 Healthcare é uma comunidade internacional de stakeholders com intervenção no setor da saúde, que integra a GS1. Instituída em 2005, esta comunidade aberta e neutra lidera a implementação e desenvolvimento do Sistema de Standards GS1, melhorando a segurança dos doentes e a eficiência operacional da cadeia de abastecimento. A nível nacional, a GS1 Portugal promove a sensibilização dos profissionais do setor da saúde para os benefícios da utilização de standards globais, que sustenta a identificação única e inequívoca dos produtos de saúde, a sua autenticidade e a segurança das pessoas.

Veja as restantes notícias