Legislação, colaboração e impacto dos Standards GS1 no setor da saúde em discussão no 41.º Healthcare User Group

A GS1 Portugal, entidade responsável pelo desenvolvimento de standards para a saúde, promoveu, no passado dia 19 de março, o 41.º Healthcare User Group, que contou com a participação de especialistas para debater e analisar as tendências e os impactos dos standards GS1 neste setor.

A intervenção de Sofia Perdigão, Healthcare Manager da GS1 Portugal, marcou o arranque desta reunião em que foram partilhadas as atualizações regulamentares do setor da saúde, nomeadamente, os mais recentes desenvolvimentos registados na Comissão Europeia relativos ao setor, o estudo sobre a implementação do Regulamento relativo a Dispositivos Médicos (MDR – Medical Devices Regulation), o Regulamento de Dispositivos de Diagnóstico In Vitro (IVDR – In Vitro Diagnosis Regulation) e sobre o Decreto-Lei n.º 128/2023, de 26 de dezembro, que altera o regime jurídico dos medicamentos de uso humano e das farmácias de oficina quanto à obrigatoriedade da menção do preço de venda ao público (PVP) na rotulagem do acondicionamento secundário e, caso não exista, do acondicionamento primário do medicamento.

Nesse sentido, sobre este tema em particular, a Healthcare Manager da GS1 Portugal explica que: “o referido diploma produziu efeitos a 2 de janeiro de 2024, pelo que desde essa data as embalagens colocadas no mercado não carecem de aposição do preço. Poderão, no entanto, coexistir transitoriamente no mercado nacional embalagens do mesmo medicamento com e sem aposição do respetivo preço.”.

De seguida, Nuno Azevedo, Digital Services Director da GS1 Portugal, deu a conhecer o projeto de Gestão de Informação de produto (Product Information Management), implementado em parceria com a Wells. O conceito de PIM permite que os utilizadores armazenem, enriqueçam e possam gerir informações complexas de produtos. “Uma ferramenta PIM centraliza os dados relacionados com o produto, agilizando o processo de atualização e gestão de informações necessárias nos diversos canais de vendas e marketing.”, explica.

Neste âmbito, considera o alinhamento de dados entre os parceiros, a redução do trabalho de manutenção, a correção de dados e a centralização e automatização de tarefas como alguns dos benefícios desta ferramenta.

A 41.ª edição do Healthcare User Group contou ainda com a intervenção de Sofia Perdigão para apresentar um best-of das sessões sobre saúde abordadas no Global Forum 2024, a reunião internacional da GS1, em que são convidadas a participar as 117 organizações-membro, e que decorreu no passado mês de fevereiro, em Bruxelas.

Nesta iniciativa, Luís Figueiredo, CIO – IT Director, Innovation and Strategy da GS1 Portugal, e Raquel Abrantes, Diretora de Standards e Apoio ao Associado da GS1 Portugal, apresentaram o Programa de Certificação de Parceiros Tecnológicos da GS1 Portugal, assente em quatro pilares: promoção, formação, certificação e PartnersHub.

Por fim, Ricardo Amaral Melo, Senior Community Engagement Executive da GS1 Brasil, trouxe para debate uma perspetiva internacional sobre aquele que considera ser um verdadeiro Data Hub.

Após apresentar o panorama do setor da saúde no Brasil, destaca que “a GS1 Brasil fornece uma série de ferramentas e soluções que permitem que as indústrias carreguem e consultem dados de produtos através de um banco de dados mundial.”.

O encerramento do evento foi da responsabilidade de Raquel Abrantes, que partilhou os próximos eventos da organização com impacto no setor da saúde, nomeadamente o Seminário da Saúde, a decorrer no dia 19 de junho, em formato presencial no Auditório do Hospital da Luz, em Lisboa.

Veja as restantes notícias