Esta edição do estudo, reconhecido como uma importante ferramenta de gestão, reuniu 27 fornecedores e 10 Retalhistas, entre os quais, pela primeira vez, o Lidl e o E. Leclerc. Os participantes avaliaram entre si os níveis de serviço e partilharam a sua visão sobre o panorama atual da cadeia de valor. Colaboração, sustentabilidade, transição Digital, standards e desafios da atualidade estiveram em foco. Conheça os resultados, a 23 de outubro, 10h30, na LogiPack.
Pelo 13º ano, a GS1 Portugal realizou o Estudo Benchmarking Supply Chain que pretende melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento de Grande Consumo.
Entre os fornecedores participantes, a Matudis conquistou a liderança, seguida da Sumol+Compal, Coca-Cola, Delta e Primedrinks. Do lado dos retalhistas, o pódio foi ocupado pela Sonae MC, pelo Pingo Doce e pela Auchan, numa avaliação global.
Fluxo Retalhistas a avaliar Fornecedores
Da perspetiva dos retalhistas, verificou-se uma atribuição globalmente mais baixa de importâncias face à edição anterior. Ainda assim, o cumprimento do prazo de entrega e a atualização e alinhamento da base de dados mantêm-se no topo das prioridades.
Nesta edição, ganhou também uma maior relevância a gestão do registo de novos produtos e promoções e a capacidade de fornecimento especial, temas que em 2024 não figuravam entre os 10 mais relevantes.
O registo de novos produtos surge, adicionalmente, como uma das áreas em que os fornecedores obtiveram avaliações mais baixas, evidenciando uma oportunidade clara de melhoria.
Já o tema da faturação assume agora maior importância, sobretudo pela valorização da clareza e conteúdo das faturas, bem como pela necessidade de reduzir erros associados a discrepâncias de quantidades e preços.
Fluxo Fornecedores a avaliar Retalhistas
Na ótica dos fornecedores, regista-se maior subida em importância nos tempos de espera na recolha da documentação, que assumem nesta edição um papel central.
Em contrapartida, a construção de relações sólidas, que em 2024 foi considerada a questão mais relevante, desceu agora para a sexta posição.
Em síntese, enquanto os retalhistas enfatizam sobretudo a eficiência operacional, os fornecedores direcionam a sua atenção para a eficiência dos processos, atribuindo menor peso ao relacionamento.
Os resultados serão apresentados no próximo dia 23 de outubro numa cerimónia de entrega de prémios aos primeiros classificados. O evento decorrerá associada ao ciclo de conferências da Logi Pack, naquela que é a Feira Internacional de Embalagem e Logística, que terá lugar na FIL.
Quer fazer parte do Estudo e obter uma importante ferramenta de gestão?
Quer saber mais sobre o estudo que melhora a eficiência dos negócios?