Procurar
Close this search box.

Digital Product Passport, o GPS dos produtos

Em 2020, a Comissão Europeia criou o Plano de Ação para Economia Circular e o Acordo Verde Europeu (European Green Deal). A transparência do trajeto dos produtos é fundamental para a otimização da sustentabilidade das acdeias de abastecimento e a partilha dos dados torna-se imprescindível. Foi assim que nasceu o projeto DPP – Digital Product Passport, o GPS dos produtos. 

O objetivo geral do DPP é reduzir os impactos ambientais do ciclo de vida dos produtos através de soluções digitais eficientes, mas também permitir a concretização dos objetivos da política industrial da UE, como o aumento da procura de bens sustentáveis ​​e o apoio à produção sustentável. 

O que é o DPP?

Trata-se de uma ferramenta tecnológica para registar, agregar e partilhar dados de produtos durante todo o ciclo de vida (desde a produção da matéria-prima, processo de fabrico até ao destino final).

Em traços gerais, o objetivo da Regulamentação DPP é:

  • Reduzir os impactos ambientais do ciclo de vida dos produtos através de soluções digitais eficientes;
  • Reforçar a política industrial da EU, aumentar da procura de bens sustentáveis e o apoio à produção sustentável;
  • O regulamento estabelece novos deveres e direitos para diferentes agentes das cadeias de abastecimento, dos fornecedores aos revendedores.

Entrada em vigor

Prevê-se que, até 2024, se iniciem as primeiras implementações e os setores abrangidos são os seguintes:

  • Alumínio
  • Têxtil, designadamente Vestuário e Calçado
  • Mobiliário, incluindo colchões
  • Pneus
  • Detergentes
  • Tintas
  • Lubrificantes
  • Químicos
  • Produtos relacionados com produção energia
  • Electrónica de Consumo

GS1 Portugal integra Comissão Técnica do DPP

No âmbito do Passaporte Digital de Produto, um novo conceito no qual a GS1, a nível internacional, tem trabalhado nos últimos três anos, a GS1 Portugal retoma a colaboração com o IPQ – Instituto Português de Qualidade e com o Organismo de Normalização Nacional, tendo sido nomeada representante (mais informações) do IPQ no âmbito dos trabalhos CEN – Comité Europeu de Normalização /CLC JTC24 relativo ao Passaporte Digital Europeu, ficando responsável pela Presidência e Secretariado da Comissão Técnica do DPP, em Portugal.

Representantes da AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, AIMMP - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, ANIVEC/APIV- Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção, APICCAPS Associação Portuguesa de Calçado ; APT - Associação Portuguesa de Tintas; ANIMEE – Associação de Energia e Eletrónica Consumo; APLOG - Associação Portuguesa de Logística; CITEVE, FIOVDE - Federação das Indústrias de Óleos Vegetais, Derivados e Equiparados

O convite do IPQ para esta representação resulta da constatação do alinhamento das duas entidades, com vista à normalização das cadeias de abastecimento e, em particular, quanto à circularidade dos produtos e ao Passaporte Digital de Produto.

Neste âmbito, a 13 de Maio 2024 realizou-se, na GS1 Portugal, a reunião “Zero” da Comissão Técnica, com a participação das Associações representativas dos sectores acima mencionados.

Esta reunião teve como objetivo o alinhamento dos membros da Comissão Técnica e a nomeação oficial da GS1 Portugal para as posições mencionadas.

Vídeo informativo (em inglês): https://gs1.eu/activities/digital-product-passport/

Veja as restantes notícias