Adaptar e acelerar a estratégia de digitalização no mundo pós-Covid

Da mesma forma que as empresas, por todo o mundo, estão a considerar como agir no ambiente pós-Covid, é fundamental, para as marcas e retalhistas, considerar como devem adaptar as suas estratégias de digitalização para melhor responder aos consumidores.

Fonte: NielsenIQ

A aceleração das compras digitais

Com o fecho das lojas, os consumidores viraram-se para as compras online.

No último ano, assistiu-se a uma transformação na forma como os compradores interagem com os produtos que gostam, compram e como conduzem muitas das ações de rotina da sua vida.

Assim, a migração para tecnologias digitais acelerou a uma escala e velocidade impressionantes. De facto, pesquisas da IBM’s U.S. Retail Index demonstram que a pandemia acelerou a mudança para as compras online em, até, cinco anos.  

Com um crescimento de 27% nos compradores online, devido à pandemia, fica claro que o comportamento e os padrões de procura se alteraram.

À medida que os compradores se acostumam a realizar compras online, 54% dos consumidores preferem, agora, as montras online à procura nas lojas físicas, de acordo com um estudo da Bazaarvoice junto de mais de 9,000 compradores em todo o mundo. Estes resultados demonstraram, não só que os compradores gostam de pesquisar produtos online, como consideram este canal menos incómodo.

Com o aumento de pesquisa e compras online, nunca foi tão importante que as marcas e os retalhistas se adaptem ao repensar, rapidamente, a jornada do consumidor e acelerem o desenvolvimento das suas soluções digitais. Isto inclui, criar uma experiência de e-commerce perfeita ao permitir ao consumidor que realize tudo o que pretende no online, desde a pesquisa inicial à compra do serviço, incluindo a devolução.

Preparar e adaptar a estratégia digital

A chave para acelerar a digitalização mo mundo pós-Covid é orquestrar de forma cuidados o conteúdo nas páginas de produtos.

A experiência de compra online é mais do que disponibilizar informação de produto. Deve também entreter, diferenciar marca de produto, assim como partilhar informação única sobre diferentes tópicos como, por exemplo, iniciativas sustentáveis.

Como pode o conteúdo digital do seu produto se comparar? Quando considerar como otimizar a sua plataforma de comércio digital, questione:  

  • Qual a avaliação do conteúdo do produto?
  • Como posso posicionar-me à frente de outras marcas de renome?
  • Onde estão as lacunas na minha qualidade e integridade?
  • De que forma posso melhorar?

Artigo original disponível em https://nielseniq.com/global/en/insights/education/2021/adapting-and-accelerating-digitalization-strategy-in-a-post-covid-world/