Agência Africana do Medicamento promove debate sobre visão e estratégia

A Agência Africana do Medicamento (AAM), com o apoio da Agência  Europeia do Medicamento e em colaboração com a  IFPMA – International Federation of Pharmaceutical Manufacturers and Associations e com a LEEM – Associação Francesa da Indústria Farmacêutica, promoveu, no dia 22 de junho, um evento digital para debater a visão e estratégia da AAM para o continente africano.

Neste evento que reuniu Chefes de Estado, Ministros e outras autoridades e interlocutores com intervenção no setor da saúde no continente africano, foi sublinhado o papel que a AAM pode desempenhar no reforço da confiança no papel que as entidades reguladoras podem assumir, com impacto na melhoria da acessibilidade das populações locais a medicamentos e vacinas. Representa também, para muitos países africanos, a oportunidade de desenvolvimento da produção local e da constituição, em todo o continente, de centros de investigação de excelência, reforçando a segurança das cadeias de abastecimento e promovendo a saúde pública e a luta contra medicamentos falsificados.

As funções da AAM estão claramente definidas, mas estava em falta a definição da respetiva visão e estratégia, contribuindo também para que mais Estados africanos assinem e ratifiquem o Tratado que está na génese desta organização, permitindo assim que se torne operacional.

Deste encontro virtual resultaram propostas e recomendações concretas por parte das organizações participantes. O evento virtual está disponível no seguinte link