Anúncios de super e hipermercados prevalecem na memória dos consumidores

Quase um em cada três anúncios recordados pelos portugueses é de uma marca de super ou hipermercados.

Fonte: Marktest

“A que marcas recorda ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente?” Esta é a pergunta colocada no estudo Publivaga da Marktest, que analisa o Universo dos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, e que constitui a base do indicador recordação de publicidade genérica.

Analisando os resultados para o ano de 2021, observa-se que, do total de referências a marcas, as da distribuição mostraram-se as mais presentes na memória dos portugueses, com os hiper e supermercados a recolher 30.5% das referências (base: total de referências a marcas).

As marcas de automóveis representaram 9.6% da recordação publicitária, um valor muito próximo do alcançado pelas marcas de eletrónica/eletrodomésticos e lojas de informática, com 9.5%.

As marcas de telecomunicações, com 7.8% do total de recordação, e as de desporto, com 6.7%, encerram o top 5 dos sectores com maior recordação publicitária durante o ano 2021, havendo 35.5% de referências a marcas de outros setores.

Gráfico informativo

Fonte: Marktest, Publivaga

 

Esta análise tem como base o Publivaga, um estudo regular da Marktest que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos. Consulte a Marktest para mais informações sobre este assunto.