Aumenta número de portugueses que diz poupar mais

Uma análise dos dados do estudo Basef Banca da Marktest mostra que o número de portugueses que diz poupar mais aumentou face aos anos anteriores.

Fonte: Marktest

O dia 31 de outubro assinala o Dia Mundial da Poupança, motivo para uma análise sobre como se comportam os portugueses relativamente à poupança.

Inquiridos pelo estudo Basef Banca da Marktest entre janeiro e setembro de 2020, 20.8% dos portugueses com conta bancária que identificam os bancos onde têm conta dizem ter conseguido poupar mais do que anteriormente, enquanto 36.4% diz ter conseguido poupar o mesmo e 35.7% confessa que tem poupado menos que antes. Há ainda 7.2% de entrevistados que não sabe ou não responde à questão.

Estes números mostram uma melhoria face aos dois últimos anos, quando era maioritária a circunstância de “poupar menos” indicada por 37.5% em 2019 e 39.0% em 2018.

Entre quem afirma conseguir poupar mais que anteriormente, encontram-se sobretudo os mais jovens, com mais do que um em cada três jovens bancarizados dos 15 aos 24 anos a referir poupar mais que antes, um valor mais do que 2,5 vezes superior ao observado junto dos mais idosos.

Para mais informações sobre o estudo contacte a Marktest.