Benchmarking Saúde: 7.ª edição com número recordE de participantes apresenta conclusões

A GS1 Portugal, entidade responsável pela implementação de standards para a promoção de maior eficiência ao longo de todas as cadeias de valor, apresentou, a 22 de novembro, as conclusões da 7.ª edição do Benchmarking Saúde, o estudo de níveis de serviço da GS1 Portugal que incide sobre o setor da saúde no segmento não hospitalar.

O Benchmarking Saúde analisa de modo bidirecional, os pontos fortes de eficiência colaborativa e as oportunidades de melhoria entre parceiros do setor da saúde.

Liderado pela GS1 Portugal desde 2016, com base em metodologia desenvolvida pela AECOCAsociación de fabricantes y distribuidores espanhola, entidade que integra, em Espanha, a congénere da GS1 Portugal, o Benchmarking Saúde, contou, na sua 7.ª edição, com 657 participantes, dos quais mais de 600 farmácias, totalizando o número mais elevado de participantes desde o lançamento. Para além de farmácias, participaram nesta edição do estudo laboratórios, armazenistas, farmácias e parafarmácias de retalho.

Os resultados foram publicamente apresentados no dia 22 de novembro num evento promovido pela GS1 Portugal, em formato híbrido. Este evento integrou um Painel Debate subordinado ao tema “Níveis de Serviço: Do laboratório à farmácia”, bem como a atribuição dos prémios aos participantes com melhor desempenho.

Em nota de boas-vindas no evento de apresentação, João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1 Portugal, salientou o trabalho notável das equipas e das empresas participantes, descrevendo o Benchmarking Saúde como um estudo “único e transversal a todas as cadeias de valor na saúde”. O Diretor-Executivo da GS1 Portugal acrescentou ainda que “o objetivo do estudo é a inovação e, simultaneamente, o desenvolvimento de projetos que visam a melhoria contínua”.

O vídeo do evento está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qvP0GRHxxbY. Para mais informações sobre a 7.ª edição do Benchmarking Saúde ou sobre o estudo, de modo mais genérico a equipa de estudos de níveis e serviço da GS1 Portugal está disponível em benchmarking@gs1pt.org.