A GS1 Portugal está a preparar a 7ª edição do Benchmarking Saúde, um estudo de níveis de serviço neste setor, com possibilidades de participação em aberto, nos vários segmentos.
O Benchmarking Saúde é um estudo pioneiro cuja metodologia permite a avaliação simultânea dos níveis de serviço e performance logística e relação comercial entre parceiros de negócio no setor da saúde. Referindo-se a um período de análise retroativa de um ano, de janeiro a dezembro imediatamente anteriores ao lançamento dos questionários que o sustentam, este estudo permite aos participantes conhecer como os clientes avaliam a qualidade do serviço prestado e como se posicionam relativamente aos concorrentes.
Com frequência anual, pelo seu caráter bidirecional, constitui uma plataforma colaborativa que permite aos parceiros de negócio avaliarem-se mutuamente. Da análise dos resultados é possível concluir os pontos fortes e oportunidades de melhoria, de forma a reestruturar a cadeia para que se adotem as melhores práticas de mercado, quer em termos logísticos, quer em termos comerciais, no que se refere à colaboração e relação entre parceiros.
A 7.ª Edição deste estudo será lançada em março de 2022, com a aplicação dos questionários de análise, prevendo-se um aumento do número de participantes face à edição anterior. De momento, o estudo conta já com a participação de quatro grupos de parafarmácias de retalho (Well’s, da SONAE MC; Saúde e Bem-Estar do Grupo Auchan; + Mais Bem-Estar, do Pingo Doce; e parafarmácias do El Corte Inglés); cinco armazenistas (Alliance Healthcare, Cooprofar, Empifar, OCP Portugal e Plural) e 16 grupos de farmácias. Na 6.ª edição do estudo, apresentada no último trimestre de 2021 contou com cerca de 400 participantes.
Os interessados estão ainda a tempo de participar na 7.ª edição deste estudo. Para mais informações, consulte a respetiva página ou contacte a equipa responsável em benchmarking@gs1pt.org.