Benchmarking Saúde GS1 Portugal: participações abertas

A GS1 Portugal está a preparar a 7ª edição do Benchmarking Saúde, um estudo de níveis de serviço neste setor, com possibilidades de participação em aberto, nos vários segmentos.

Logotipo do Estudo de Níveis de Serviço, da GS1 Portugal,Logotipo do Benchmarking Saúde

O Benchmarking Saúde é um estudo pioneiro cuja metodologia permite a avaliação simultânea dos níveis de serviço e performance logística e relação comercial entre parceiros de negócio no setor da saúde. Referindo-se a um período de análise retroativa de um ano, de janeiro a dezembro imediatamente anteriores ao lançamento dos questionários que o sustentam, este estudo permite aos participantes conhecer como os clientes avaliam a qualidade do serviço prestado e como se posicionam relativamente aos concorrentes.

Com frequência anual, pelo seu caráter bidirecional, constitui uma plataforma colaborativa que permite aos parceiros de negócio avaliarem-se mutuamente. Da análise dos resultados é possível concluir os pontos fortes e oportunidades de melhoria, de forma a reestruturar a cadeia para que se adotem as melhores práticas de mercado, quer em termos logísticos, quer em termos comerciais, no que se refere à colaboração e relação entre parceiros.

A 7.ª Edição deste estudo será lançada em março de 2022, com a aplicação dos questionários de análise, prevendo-se um aumento do número de participantes face à edição anterior. De momento, o estudo conta já com a participação de quatro grupos de parafarmácias de retalho (Well’s, da SONAE MC; Saúde e Bem-Estar do Grupo Auchan; + Mais Bem-Estar, do Pingo Doce; e parafarmácias do El Corte Inglés); cinco armazenistas (Alliance Healthcare, Cooprofar, Empifar, OCP Portugal e Plural) e 16 grupos de farmácias. Na 6.ª edição do estudo, apresentada no último trimestre de 2021 contou com cerca de 400 participantes.

Os interessados estão ainda a tempo de participar na 7.ª edição deste estudo. Para mais informações, consulte a respetiva página ou contacte a equipa responsável em benchmarking@gs1pt.org.