A COTEC Portugal, entidade parceira da GS1 Portugal desde 2017, organizou a apresentação de um estudo inédito em Portugal, sobre sistemas de certificação e as normas, inserido no âmbito do Programa Indústria 4.0. e da Plataforma Pi4.0. Uma das principais conclusões é a de que 3 em cada 5 Empresas utiliza normas, gerais ou específicas de um setor (62,3%). A sessão teve lugar na Sede da GS1 Portugal, no dia 29 de abril.
Os sistemas de certificação e as normas são instrumentos fundamentais das organizações para criar confiança, previsibilidade e eficiência nos processos produtivos e no consumidor.
Neste sentido, a COTEC Portugal coordenou o estudo “A adoção de sistemas de certificação e de normas e a competitividade das empresas”, inédito em Portugal, que se insere na atividade do Grupo de Trabalho do Programa Indústria 4.0. dedicado à Certificação de Processos e Normas Industriais, onde participa a APCER, a GS1 Portugal, o IAPMEI, o IPQ e o ISQ. O estudo contou com a coordenação técnica da NOVA IMS e foi apresentando na sede da GS1 Portugal, no dia 29 de abril, numa sessão que contou com a participação de representantes da Apcer, do IAPMEI, do IPQ, do ISQ. A apresentação ficou a cargo do professor Pedro Coelho da Nova IMS à qual se seguiu um painel de discussão com os seguintes intervenientes:
Objetivo do Estudo
|
Recorde-se que a GS1 Portugal integra do Comité Estratégico da Plataforma Portugal i4.0, enquanto entidade responsável pela gestão do Sistema de Normas mais utilizado no mundo, o Sistema GS1, incorporando diferentes grupos de trabalho, tais como o grupo dedicado à Certificação de Processos e Normas Industriais
Também por esse motivo, a Sede da GS1 Portugal foi o local escolhido para a apresentação deste estudo.
Das conclusões do estudo destacam-se a penetração de normas nas empresas, 3 em cada 5 Empresas utilizam normas, gerais ou específicas de um setor (62,3%). Das razões apontadas para a implementação de normas, surgem como principais motivos: