O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou a 14 de novembro a nova sede da GS1 Portugal, localizada no Campus do IAPMEI, em Lisboa, na qual está integrado o Centro de Inovação e Competitividade da associação que introduziu os códigos de barras em Portugal. Após uma visita ao centro expositivo, o Presidente da República afirmou haver “uma ligação óbvia entre o Web Summit e a GS1 Portugal”. Para Marcelo Rebelo de Sousa, essa ligação “é o rasgo da inovação”.
O crescimento da GS1 Portugal nos últimos anos e a inovação enquanto elemento dinamizador do mercado e do país foram as ideias centrais do discurso inaugural do Presidente da República, numa cerimónia que contou com algumas empresas convidadas de diferentes setores de atividade. Assumindo-se como uma presença assídua nos eventos da GS1 Portugal e um fiel seguidor do percurso da associação, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de elogiar a “escultura” que é a fachada do edifício e “o conteúdo pedagógico” do Centro de Inovação e Competitividade, afirmando que “Portugal consegue ser o melhor” em muitas áreas de atuação.
A visita do Presidente da República iniciou-se com o descerrar da placa de inaugaração, ao qual se seguiu a visita pelo centro expositivo. Marcelo Rebelo de Sousa foi convidado a criar um código de barras e a “ler” etiquetas de paletes e produtos num percurso completo pela cadeia de valor “do prado ao prato”.
Neste encontro destacaram-se ainda os discursos de Miguel Lopera, Presidente e CEO da GS1 Global, Paulo Gomes e João de Castro Guimarães – Presidente e Diretor-Executivo da GS1 Portugal, respetivamente.
A nova sede e Centro de Inovação e Competitividade da GS1 Portugal está assim oficialmente de portas abertas, assinalando uma nova era na história da organização. Uma era onde a nossa casa é também a casa de todos os associados, stakeholders e comunidades envolvente.