Eventos globais de compras online apresentam enormes oportunidades para as marcas

No terceiro ano da pandemia, as compras online fazem já parte da rotina diária, apesar das diferenças na velocidade da internet e na evolução a nível global. Com o aumento das taxas de adoção online entre regiões e gerações, o e-commerce só está preparado para acelerar em popularidade. 

Fonte: NielsenIQ

Esta mudança continuará, uma vez que os consumidores globais se mantêm cautelosos quanto a onde e quanto estão a gastar, especialmente com as pressões inflacionistas e o aumento do custo de vida. Como resultado, os consumidores procurarão as melhores ofertas online e além-fronteiras, tornando os eventos globais de compras online uma ferramenta estratégica crítica para fabricantes e marcas em todo o lado.

Eventos de compras online – um “game changer

Com o comércio eletrónico a crescer como um canal chave do retalho, que gera uma forte receita, os fabricantes e marcas encontram agora uma nova questão de como impulsionar as vendas online e manter a tendência de crescimento. Os festivais e eventos de compras online, globais, podem ser a próxima área a transformar-se sob a evolução do e-commerce.

Subestimá-los como um evento “único” no calendário anual de vendas para gerar “receitas adicionais” é um erro. De facto, participar nestes festivais e eventos de compras online globais pode ser benéfico para as marcas de muitas maneiras, especialmente se estiverem à procura de oportunidades transfronteiriças. Graças ao e-commerce e à sua tecnologia, as marcas podem facilmente criar o seu espaço online em plataformas globais sem terem de investir a mesma quantidade de dinheiro necessária para a construção de lojas físicas — evitando ao mesmo tempo potenciais riscos. 

Com a informação certa, as marcas podem testar e acompanhar o desempenho dos seus produtos na plataforma e no mercado, o que pode ajudar a decidir onde alocar recursos e investir em publicidade e promoções para melhorar o ROI global para o seu negócio. 

O seu negócio está preparado para esta tendência de e-commerce?

Ilustração informativa

Fonte: NIelsenIQ E-commerce Accelerator, NielsenIQ Fox Intelligence, NielsenIQ Ebit
© 2022 Nielsen Consumer LLC. All rights reserved

Dia Nobre da Amazon

Para perceber o que um único evento pode fazer pelas marcas, vamos utilizar o Amazon Prime Day como exemplo. Durante as primeiras 48 horas do Amazon Prime Day, no ano passado, as vendas totais online nos Estados Unidos ultrapassaram os 11 mil milhões de dólares. Além disso, os retalhistas, que faturavam anualmente mais de 1 bilião de dólares em receitas, registaram um aumento de 29% nas vendas online durante o Amazon Prime Day em comparação com um dia médio de junho. 

Embora o Amazon Prime Day só esteja disponível para determinados mercados, o seu impacto irá crescer à medida que o evento seja aberto a um leque mais alargado de categorias, marcas e mercados devido ao crescente interesse dos consumidores.

De acordo com as mais recentes pesquisas da NielsenIQ – realizadas na Austrália, Alemanha, Itália, Japão, México, Reino Unido e Estados Unidos, 60% dos membros da Amazon afirmaram que tinham feito compras no Amazon Prime Day – dos quais 76% já eram membros da Amazon e 20% compraram adesões a tempo inteiro para este evento. 

A análise digital de compras aos compradores dos EUA confirmou que o Amazon Prime Day está a criar oportunidades para os seus concorrentes como Best Buy, Kohl’s, Target e Walmart, uma vez que os compradores esperam que ofereçam promoções, motivando-os a visitar os seus sites também. Isto apresenta maiores oportunidades de venda para fabricantes e marcas à medida que a Amazon e os seus concorrentes aquecem para a Black Friday de novembro.

Black Friday e Cyber Monday

A Black Friday, que começou nos EUA, é agora o evento de compras mais aguardado do mundo. De acordo com a NielsenIQ Foxintelligence, países europeus, incluindo França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, registaram um pico nas vendas online durante a Black Friday.

A França registou um crescimento de 87% nas compras online na semana da Black Friday em comparação com a média semanal do país em 2021. O impacto foi ainda maior na Alemanha e em Espanha, onde as compras online durante a Black Friday foram quatro vezes superiores à média (contra três vezes mais em França e no Reino Unido) e o número de compradores que compraram online durante a semana da Black Friday cresceu 5% em 2021 face a 2020.  Na Turquia, as vendas de comércio eletrónico aumentaram 269% durante a Black Friday, de acordo com o NielsenIQ e-RMS. 

A “Black Friday” é cada vez mais um dos principais eventos de compras online na Europa e Médio Oriente

Ilustração informativa

Fonte: NielsenIQ Fox Intelligence, NielsenIQ e-RMS
© 2022 Nielsen Consumer LLC. All rights reserved

 

O impacto da Black Friday é semelhante na América Latina. De acordo com o NielsenIQ Ebit, no Brasil, a receita gerada pelas vendas online cresceu 5% durante a Black Friday em 2021 em comparação com o ano anterior. Especialmente em 2021, o cabaz da FMCG (Fast Moving Consumer Goods) cresceu, mensalmente, com um aumento significativo de 47% nas vendas online, em novembro de 2021 face ao mês anterior. Este aumento das vendas online aumentou durante a segunda-feira seguinte, com a receita a aumentar 16%, com os aparelhos a crescerem 43% e os telemóveis a crescerem 36%, em 2021 face a 2020. 

Dia dos Solteiros (Double 11) e “Dias Duplos” (Double Days)

Double 11 (ou Dia dos Solteiros) e Double Days (1/1, 2/2, etc.) são, de longe, os dois eventos online mais bem-sucedidos na Ásia. De facto, de acordo com a Alibaba e a JD.com, estes gigantes chineses do comércio eletrónico registaram vendas em massa de 139 mil milhões de dólares durante o Double 11, em 2021. Embora o seu impacto permaneça na Ásia, começou a aumentar no Médio Oriente e especialmente na Turquia, onde as vendas online aumentaram 255% durante o Double 11. Além disso, considerando que a Ásia é a casa das tendências de e-commerce do mundo, como a China e a Coreia do Sul, e representa 50% das vendas globais de comércio eletrónico, as marcas que procuram oportunidades na Ásia devem prestar atenção a estes eventos. 

Desencadeado pelo sucesso do Double 11, os Double Days estão agora a criar um aumento maciço de vendas em toda a Ásia. De acordo com o NielsenIQ E-commerce Accelerator, as vendas de suplementos de saúde e vitaminas aumentaram 714% no Double 11 e 359% no 12 de dezembro (Double Day – 12/12), em Singapura, em comparação com as vendas das três semanas anteriores. 

Entretanto, as vendas de suplementos de saúde e vitaminas aumentaram 328% no no Double 11 e 425% no 12 de dezembro na Tailândia, o que pode indicar que o impacto do Double 11 e Double Days varia por mercados. No entanto, é importante compreender a diferença que estes eventos podem fazer nas vendas para os fabricantes de FMCG na Ásia. 

O impacto extraodinário dos “Double Days” nas vendas por mercados e categorias

Gráfico informativo

Fonte: NielsenIQ E-commerce Accelerator, Thailand and Singapore, 1st September to 31st December 2021
© 2022 Nielsen Consumer LLC. All rights reserved

Como pode a sua marca capturar e alimentar novas fontes de crescimento?

O comércio eletrónico é hoje um hábito de compra enraizado nos consumidores. A polarização financeira e a continuação da escalada dos preços dos bens levarão, ainda mais, os consumidores a procurar formas de reduzir as suas despesas. Atualmente, os consumidores sabem que podem encontrar preços baixos, diariamente, no online. Os fabricantes devem tomara atenção às novas oportunidades decorrentes destes eventos globais de comércio eletrónico, que podem ser alimentados numa nova fonte de receita e de crescimento.

É recomendável que as marcas definam uma abordagem estratégica a estes eventos, identificando produtos e categorias que têm procura, executando campanhas publicitárias e promoções de vendas eficazes e otimizando canais de distribuição que vão ao encontro dos consumidores, mercados, plataformas e timing certos. Para tal, é necessário profundidade e granularidade nos dados.

A NielsenIQ pode ajudá-lo a compreender as tendências do e-commerce a nível global com indicadores-chave como vendas diárias, monitorização de preços e promoção, colocação de produtos na prateleira digital, entre outros, permitindo uma abordagem holística para o seu desempenho de vendas online e garantir o sucesso da estratégia de e-commerce.

Artigo original disponível em https://nielseniq.com/global/en/insights/analysis/2022/global-online-shopping-events-present-huge-opportunities-for-brands/