GS1 Portugal acompanha Fase II da Indústria 4.0

No dia 9 de abril, a GS1 Portugal marcou presença no lançamento da Fase II do programa da Indústria 4.0, em Guimarães. Um momento que serviu para reforçar o comprometimento da GS1 Portugal em apoiar a digitalização das empresas portuguesas.

Os participantes e visitantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer melhor a GS1 Portugal através de um stand onde era possível assistir a vídeos corporativas da organização, assim como falar com a equipa.

Destaque para a visita de António Costa, Primeiro-ministro, e Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia que, ao final do dia, se deslocaram ao stand da GS1 Portugal tendo trocado algumas palavras com a equipa e, em especial, com o Diretor-Executivo João de Castro Guimarães, sobre a importância da digitalização da economia portuguesa e sobre as soluções que  GS1 Portugal disponibiliza para as empresas.

Recorde-se que o programa Indústria 4.0 é uma iniciativa do Governo português com o principal objetivo de acelerar a adoção da indústria 4.0 pelo tecido empresarial que assenta em seis eixos de atuação prioritária: capacitação dos recursos humanos, cooperação tecnológica, criação da ‘startup’ I4.0, financiamento/apoio ao investimento, internacionalização e adaptação legal e normativa.

Esta Fase II irá explorar três eixos: generalizar, capacitar e assimilar. Para isso, nos próximos dois anos serão mobilizados investimentos públicos e privados de 600 milhões de euros para alargar a digitalização da economia e permitir às empresas a transição, de forma inclusiva e com base em emprego qualificado. Entre as iniciativas encontram-se os programas de formação cuja objetivo é capacitar 200 mil pessoas para atuar em ambiente digital.

Segundo o ministério da economia, “Foram executadas 95% das 64 medidas definidas no programa i4.0, abrangendo mais de 24 mil empresas e 550 mil pessoas“.

A sessão decorreu na Universidade do Minho, em Guimarães e teve início com a abertura da Feira da Indústria do Futuro, uma mostra tecnológica. A agenda prosseguiu com debates sobre Ciber Segurança, Inteligência Artificial, Financiamento, Ecommerce, Smart factories e Work 4.0.

 

Aceda aqui a fotografias do Evento