GS1 Portugal: uma organização certificada na gestão da qualidade

O ano 2022 fica marcado na história da GS1 Portugal pela obtenção da certificação pela ISO 9001:2015. Uma conquista importante que atesta o reconhecimento, nacional e internacional, da qualidade do trabalho, uma vez que assegura as boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.

A adoção de um sistema de gestão por parte de uma organização é uma decisão estratégica. Para a GS1 Portugal era determinante assegurar e reconhecer a qualidade do trabalho, identificando de forma concreta e detalhada todos os processos da organização. A certificação pela ISO 9001:2015 era, por isso, um passo lógico e necessário para este efeito.

O QUE É A ISO 9001:2015?

A ISO 9001:2015 é uma norma internacional que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), através da definição de requisitos para a implantação de um sistema de gestão da qualidade.

Esta norma permite a otimização de processo e a agilidade no desenvolvimento de produtos e serviços, com o objetivo melhorar a satisfação dos clientes e promover o sucesso sustentado.

A ISO 9001:2015 é um sistema de gestão da qualidade concebido para as organizações melhorarem seu desempenho.

O caminho até à certificação tee início a setembro de 2020, implicando um processo de transformação e reajusta.

Transformação em termos de procedimentos, metodologias e gestão documental, através de um levantamento exaustivo de todos os processo, a identificação de riscos e a implementação de metodologias de análise e controlo.

Reajuste de toda a equipa a uma nova abordagem, asseada em normas internacionais. Uma colaboração transversal que possibilitou a concretização do objetivo corporativo dentro dos prazos estabelecidos.

“A ISO 9001:2015 permitiu-nos obter uma visão holística de todos os nossos processos. Através desta certificação – também ela um padrão internacional como os nossos Standards GS1 – garantimos a medição e avaliação dos resultados do desempenho e eficácia dos processos, monitorizando continuamente a satisfação dos clientes. É para nós importante esta garantia de qualidade, reforçando a nossa segurança em ser um parceiro de confiança e de qualidade das empresas. Com a conclusão desta certificação, estamos já a ponderar a implementação de outras normas que acrescentem valor ao nosso trabalho”, afirma João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1 Portugal.

A certificação da GS1 Portugal pela ISO 9001:2015 irá assim possibilitar maior eficiência e eficácia no trabalho desenvolvido por todos, servindo como alavanca na busca pela qualidade, promovendo condições de maior competitividade no mercado o otimizando a utilização de recursos.

De uma forma resumida a certificação pela ISO 9001:2015 significa um diferencial competitivo e permitirá garantir a melhoria contínua do desempenho da organização.